Mercedes explica dificuldade de Russell

terça-feira, 22 de agosto de 2023 às 16:53

George Russell

O chefe dos Prateados, Toto Wolff, explicou que a estreita janela operacional do carro da Mercedes de 2023 é o motivo pelo qual George Russell perdeu um pouco de desempenho desde o GP de Mônaco.

O britânico impressionou a Mercedes em 2022, conquistando duas pole position e uma primeira vitória na Fórmula 1 no GP do Brasil, a caminho de terminar a temporada 35 pontos à frente de Lewis Hamilton.

No entanto, em 2023 a história tem sido diferente, já que Hamilton lidera o confronto direto de classificação por por 7–5 e domina a corrida no confronto direto por 9–3.

“Você pode sair da janela muito rapidamente e perder a confiança no carro como resultado”, disse Wolff à mídia. “Mas se você estiver naquele ‘corredor ideal’ – embora deva ser dito que este carro não tem um ponto realmente ideal – o piloto pode entender melhor o que fará a seguir. Acho que isso faz uma grande diferença este ano.”

A mudança aconteceu depois que a Mercedes estreou um conceito W14 alternativo no GP de Mônaco, e desde então Hamilton lidera o confronto direto por 6-1 tanto em classificação quanto nas corridas.

As performances contrastantes são ainda mais destacadas por Hamilton ter conquistado quatro pódios contra o único de Russell na Espanha e conquistado a pole position no GP da Hungria, enquanto Russell largou em P18.

Parece que Hamilton pode lidar com as limitações do carro melhor do que seu companheiro de equipe, mas o diretor técnico James Allison revelou que a Mercedes está trabalhando bastante para melhorar a previsibilidade do carro.

“Estamos tentando fazer com que o carro dê mais confiança aos pilotos nos contornos de curvas, porque isso vai melhorar o desempenho de ambos. O carro é reativo demais no turn-in e, quando chegam ao ápice da curva, eles têm o problema oposto ”, disse Allison.

“É quando você quer que a frente morda, mas ela não morde. É apenas quando você chega ao ápice que é instável. É instável primeiro quando você entra, mas depois irritantemente contundente no meio da curva. Queremos o contrário, é nisso que estamos trabalhando”.

Russell recebe apoio

Russell está sendo apoiado por sua equipe, que simpatiza com suas lutas com o desafiador W14, com Andrew Shovlin elogiando o talento e a mente técnica do britânico, afirmando que ele superará esse problema e permitirá que seu talento brilhe novamente.

“Não tenho dúvidas de que ele fará parte de grandes sucessos para a equipe no futuro”, acrescentou Shovlin.

“George é um piloto altamente profissional que trabalha muito e é uma daquelas pessoas que você sabe que vai ganhar um campeonato mundial em algum momento – desde que possamos dar a ele o carro para isso”.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.