Mercedes e Sauber advertem contra a compra de carros na Formula 1

quinta-feira, 19 de junho de 2014 às 9:40

Fórmula 1

As equipes Mercedes e Sauber advertiram contra o retorno da compra de carros na Fórmula 1, apesar das sugestões de que as regras deveriam ser alteradas.

Uma das propostas que vem sendo discutida nas últimas semanas é voltar a permitir a compra de carros, porque, teoricamente, seria mais barato para as equipes pequenas comprar os chassis. A mudança também ajudaria a aumentar a renda das competidoras maiores em um momento no qual os custos estão subindo.

No entanto, a compra de carros poderia ter grandes desvantagens, como criar um grid de duas categorias e deixar apenas algumas equipes na frente podendo lutar pela vitória.

Monisha Kaltenborn, chefe da Sauber, declarou ao site Autosport: “Creio que não é uma boa ideia de modo algum. Nem sequer consigo compreender o argumento de que vai reduzir os custos”.

“A Fórmula 1 diz respeito aos construtores, e nós temos de cumprir as exigências das partes listadas para ser um construtor. A categoria precisa desse desafio em seu DNA. Nunca foi diferente; você sempre teve equipes de fábrica e competidoras menores lutando entre si”.

“As pessoas gostam de ver uma Williams e uma Force India chegarem realmente perto de bater uma equipe grande. Se houver apenas três fabricantes, as pessoas verão uma luta particular entre elas e algumas outras equipes atrás tendo sua própria disputa – e elas só seriam conhecidas em seus próprios países”.

Até mesmo as equipes de ponta acreditam que a compra de carros seria negativa para o grid. Toto Wolff, chefe de competição da Mercedes, sugere que a Fórmula 1 não deveria ir além de um plano visando reduzir o número de partes listadas que as equipes precisam projetar e construir.

“Nós já estendemos a lista de partes para um nível no qual basicamente você pode comprar o carro inteiro, com exceção da carenagem e do monocoque”, disse ele. “Isso é quase como um carro comprado. Pessoalmente, sou contra, porque acho que prejudica as muitas equipes que são construtoras, e é um campeonato mundial de construtores”.

Wolff avalia que a compra de carros ou permitir que as equipes tenham um terceiro carro só deveria ser considerado se não houvesse um número suficiente no grid.

“Se o grid cair para menos de 18 carros porque perdemos equipes, então deveríamos começar a discutir o que fazer para ter um grid sólido. Seja a compra de carros, ter um terceiro carro ou qualquer outra ideia criativa que possa surgir. Porém, só quando estivermos enfrentando problemas com a quantidade de carros no grid”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.