Mercedes detona no TL1 de Austin
sexta-feira, 22 de outubro de 2021 às 14:55
Valtteri Bottas
A Mercedes com seus pilotos Valtteri Bottas e Lewis Hamilton – nessa ordem – começou o final de semana do GP dos EUA detonando a concorrência no Circuito das Américas em Austin.
Valtteri Bottas, que venceu o GP dos EUA de 2019, foi mais rápido que Hamilton por apenas quatro centésimos de segundo, enquanto Max Verstappen ficou quase um segundo atrás do finlandês em P3.
Os primeiros 10 minutos de TL1 na pista de Austin foram perdidos por uma bandeira vermelha depois que Fernando Alonso parou na curva 12 em sua volta de instalação. A Alpine instruiu Alonso para parar o carro por precaução, mas conseguiu colocá-lo de volta na pista mais tarde.
Hamilton definiu o ritmo inicial para a Mercedes com pneus macios, mas foi acompanhado por Sergio Perez, que deu algumas voltas rápidas para a Red Bull com pneus duros.
Verstappen alcançou o P1 por pouco tempo com pneus macios faltando 20 minutos para o final, mas seu tempo foi facilmente superado por Hamilton, que foi nove décimos de segundo mais rápido momentos depois.
Mas foi Bottas quem acabou por sair por cima ao estabelecer a volta mais rápida com 1m34.874s com pneus macios, dando-lhe uma vantagem inicial de dois décimos de segundo para Hamilton em P2.
Enquanto Hamilton iria melhorar mais tarde, seu tempo o colocou 0,045s atrás de Bottas, garantindo que seu companheiro de equipe permanecesse como o mais rápido do treino.
Verstappen conseguiu melhorar seu tempo, mas terminou 0,932 segundos atrás de Bottas enquanto a Red Bull lutava para acompanhar o ritmo de Mercedes.
Bottas estará sujeito a uma punição de cinco posições no grid para a corrida de domingo depois que Mercedes optou por equipar seu carro com um novo motor de combustão interna antes do fim de semana de corrida.
Charles Leclerc se recuperou de uma rodada logo no começo do treino entre as curvas 4 e 5 para terminar em P4 para a Ferrari, batendo o companheiro de equipe Carlos Sainz Jr por quase dois décimos de segundo, com Pierre Gasly da AlphaTauri em P6.
Perez terminou a sessão em P7 para a Red Bull, já que seu tempo mais rápido com pneus duros acabou sendo seu melhor depois de uma tentativa com os macios – quase um segundo mais rápido – foi apagado por violação dos limites da pista na curva 9.
Perez também se envolveu em um incidente com Mick Schumacher na freada da curva 12, que será investigado após a sessão. Os dois pilotos fizeram contato enquanto Perez tentava passar por dentro na curva 12. Perez chamou Schumacher de “idiota”, dizendo que ele “não estava olhando em seus espelhos”.
Lando Norris mais uma vez foi o melhor da McLaren em P8, mas viu suas esperanças de melhorar em um novo conjunto de pneus macios fracassar na última curva depois de travar o pneu dianteiro direito e o deixar quadrado.
Os pilotos da Alfa Romeo, Antonio Giovinazzi e Kimi Raikkonen, fecharam os 10 primeiros depois de ambos fazerem melhorias no final.
George Russell ficou em P11 para a Williams, tendo chegado em P7 em uma fase, enquanto Esteban Ocon completou mais voltas para a Alpine após o problema inicial de Alonso.
Mas o espanhol voltou à pista eventualmente, terminando em P15 atrás da dupla Lance Stroll e Sebastian Vettel da Aston Martin.
Daniel Ricciardo terminou em P16 para a McLaren, rodando seis décimos de segundo mais lento que Norris no MCL35M, enquanto Nicholas Latifi também não conseguiu igualar o ritmo de seu companheiro de equipe na Williams ao terminar a sessão em P17.
Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, terminou em P18 na classificação final, à frente da dupla de Schumacher e Nikita Mazepin da Haas. Mazepin ficou mais de 3 segundos atrás de Schumacher.
Veja os tempos do TL1 em Austin 2021
Pos | Piloto | Equipe – Motor | Tempo | Dif | Voltas |
1 | Valtteri Bottas | Mercedes | 1’34.874 | 17 | |
2 | Lewis Hamilton | Mercedes | 1’34.919 | 0.045 | 18 |
3 | Max Verstappen | Red Bull-Honda | 1’35.806 | 0.932 | 16 |
4 | Charles Leclerc | Ferrari | 1’36.334 | 1.460 | 18 |
5 | Carlos Sainz Jnr | Ferrari | 1’36.508 | 1.634 | 20 |
6 | Pierre Gasly | AlphaTauri-Honda | 1’36.611 | 1.737 | 18 |
7 | Sergio Perez | Red Bull-Honda | 1’36.798 | 1.924 | 20 |
8 | Lando Norris | McLaren-Mercedes | 1’36.855 | 1.981 | 11 |
9 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo-Ferrari | 1’36.874 | 2.000 | 18 |
10 | Kimi Raikkonen | Alfa Romeo-Ferrari | 1’36.876 | 2.002 | 18 |
11 | George Russell | Williams-Mercedes | 1’36.966 | 2.092 | 19 |
12 | Esteban Ocon | Alpine-Renault | 1’36.970 | 2.096 | 22 |
13 | Lance Stroll | Aston M. Mercedes | 1’36.972 | 2.098 | 20 |
14 | Sebastian Vettel | Aston M. Mercedes | 1’36.982 | 2.108 | 20 |
15 | Fernando Alonso | Alpine-Renault | 1’37.068 | 2.194 | 12 |
16 | Daniel Ricciardo | McLaren-Mercedes | 1’37.458 | 2.584 | 18 |
17 | Nicholas Latifi | Williams-Mercedes | 1’37.463 | 2.589 | 19 |
18 | Yuki Tsunoda | AlphaTauri-Honda | 1’37.954 | 3.080 | 22 |
19 | Mick Schumacher | Haas-Ferrari | 1’38.866 | 3.992 | 17 |
20 | Nikita Mazepin | Haas-Ferrari | 1’42.239 | 7.365 | 19 |
Formula 1 Estados Unidos, GP dos EUA 2021, mercedes formula 1, TL1 EUA 2021 F1, valtteri bottas
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.