Mercedes com Bottas e Hamilton começa na frente na Cidade do México

sexta-feira, 5 de novembro de 2021 às 15:40

Valtteri Bottas

Numa pista absolutamente imunda, a Mercedes conseguiu se sair melhor no TL1 para o GP da Cidade do México e marcou os dois melhores tempos.

O líder do campeonato Max Verstappen foi o P3 com sua Red Bull.

O companheiro de equipe de Verstappen, Sergio Perez, perdeu grande parte da sessão de uma hora depois de bater na “castrada” curva Peraltada no início do treino e quebrar a asa traseira – assim como Charles Leclerc da Ferrari fez o mesmo.

A pista estava tão suja no começo, que os pilotos apontaram visibilidade reduzida nos rádios de suas equipes.

As equipes ficaram divididas quanto ao uso de pneus no início – com os carros Mercedes usando o composto macio e a Red Bull mandando seus pilotos para o duros – enquanto outros pilotos correram os médios.

Kimi Raikkonen começou liderando os tempos com 1m30.060s nos pneus duros, mas rapidamente caiu consideravelmente.

Mick Schumacher, Antonio Giovinazzi e Lando Norris derrubaram Raikkonen, enquanto desfrutavam de breves passagens pelo P1 com pneus médios, duros e macios, respectivamente, antes de Bottas fazer 1m21.327s no final dos cinco minutos iniciais.

Perez então colocou a Red Bull no topo com 1m21.301s na borracha muito mais dura, antes de Bottas responder logo em seguida com 1m20.459s.

Aos 10 minutos, Leclerc e Perez sofreram batidas na penúltima curva ao sair da seção do estádio, com o treino suspenso por uma ativação de safety car virtual para permitir que os destroços de seus incidentes fossem removidos.

Leclerc perdeu a traseira de seu SF21 quando tocou a zebra externa no início da curva Peraltada e ele rodou para a direita, o que significa que ele escorregou para trás e em baixa velocidade bateu nas barreiras, quebrando as placas finais da asa traseira.

Perez teve uma velocidade mais alta depois que ele também rodou na zebra, arrancando sua asa traseira pela metade no acidente que se seguiu.

Na pista, logo depois de Pierre Gasly assumir o P1 com macios marcando 1m20.316s aos 15 minutos, Hamilton travou o freio direito se aproximando da primeira curva e foi na grama atrás da curva 2.

Ele cortou a grama, mas não foi para a esquerda do poste no ápice da curva 2, de acordo com os requisitos de nota de evento do diretor de corrida Michael Masi, e assim suas ações serão investigadas agora que o TL1 terminou.

Depois, Hamilton trocou seus melhores tempos à frente da grid com Verstappen – o holandês melhorou o tempo de Gasly com 1m20.214s enquanto ainda usava os duros com 20 minutos passados.

Hamilton, ainda nos macios, marcou 1m20.085s, ao qual Verstappen respondeu com 1m19.826s cinco minutos depois e o campeão mundial voltou a ganhar vantagem com 1m19.781s.

Após uma breve pausa na ação em torno da metade do treino, todos os carros mudaram para os macios para uma série de simulações de classificação.

Carlos Sainz Jr foi o mais rápido para a Ferrari com 1m19.470s, antes de Bottas usar seus novos macios para voltar ao P1 com 1m18.834s, com Verstappen avançando pouco antes da marca de 40 minutos cravando 1m18.464s.

Depois que Perez e Leclerc voltaram à pista após seus reparos, Bottas foi para outra volta voadora e cravou o que seria o tempo mais rápido do treino – 1m18.341s.

Com pouco mais de 10 minutos restantes, Hamilton ficou em segundo, 0,076s mais lento que Bottas, com Verstappen caiu para terceiro, 0,123s atrás.

Perez subiu para o quarto lugar no final da sessão, com o herói local ainda visivelmente lutando contra a saídas de traseira nos minutos finais, assim como Leclerc. Gasly ficou em P5 na frente de Sainz e Fernando Alonso.

Leclerc terminou em oitavo na frente de Esteban Ocon e Sebastian Vettel, que completou o top 10.

Raikkonen terminou em P12 e também será investigado pelos comissários por não ter contornado o poste da curva 2 durante uma excursão fora da pista..

Veja os tempos do TL1:

Pos Piloto Carro – Motor Tempo Dif Voltas
1 Valtteri Bottas Mercedes 1’18.341 28
2 Lewis Hamilton Mercedes 1’18.417 0.076 24
3 Max Verstappen Red Bull-Honda 1’18.464 0.123 28
4 Sergio Perez Red Bull-Honda 1’18.610 0.269 20
5 Pierre Gasly AlphaTauri-Honda 1’18.985 0.644 23
6 Carlos Sainz Jnr Ferrari 1’19.463 1.122 26
7 Fernando Alonso Alpine-Renault 1’19.656 1.315 26
8 Charles Leclerc Ferrari 1’19.667 1.326 20
9 Esteban Ocon Alpine-Renault 1’19.759 1.418 20
10 Sebastian Vettel Aston Martin-Mercedes 1’19.858 1.517 27
11 Yuki Tsunoda AlphaTauri-Honda 1’20.011 1.670 30
12 Kimi Raikkonen Alfa Romeo-Ferrari 1’20.026 1.685 26
13 Lance Stroll Aston Martin-Mercedes 1’20.030 1.689 27
14 Daniel Ricciardo McLaren-Mercedes 1’20.273 1.932 25
15 Lando Norris McLaren-Mercedes 1’20.301 1.960 26
16 Antonio Giovinazzi Alfa Romeo-Ferrari 1’20.344 2.003 27
17 George Russell Williams-Mercedes 1’20.517 2.176 23
18 Nicholas Latifi Williams-Mercedes 1’21.580 3.239 23
19 Mick Schumacher Haas-Ferrari 1’22.144 3.803 27
20 Nikita Mazepin Haas-Ferrari 1’22.819 4.478 24

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.