Mercedes-Benz lança nova categoria de corrida no Brasil

sexta-feira, 8 de novembro de 2013 às 11:48

CLA 45 AMG chama a atenção pelas linhas e pela tecnologia

O Mercedes-Benz Challenge é a mais nova categoria integrante dos eventos promovidos e organizados pela Vicar. A parceria foi anunciada nesta terça-feira à tarde na sede da Mercedes-Benz, em São Bernardo, Grande São Paulo. Com isso, o Brasil passa a ser o primeiro país do mundo a ver a estreia do CLA 45 AMG, versão de corrida do mais novo carro esportivo da marca, que foi apresentado ao público no Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, no último mês de setembro.

“Para a Vicar é um orgulho muito grande ter concretizado esta parceria com a Mercedes-Benz, que escolheu a nossa empresa para trazer às pistas do Brasil, pela primeira vez no mundo, o CLA 45 AMG. Também fico muito contente pela Mercedes-Benz ter escolhido o nosso País para lançar a categoria, é realmente incrível para automobilismo brasileiro. Além do CLA 45 AMG também teremos os C 250 Turbo, que continuará correndo. As duas categorias largarão juntas em todas as oito etapas de 2014“, disse Maurício Slaviero, diretor geral da Vicar, que promove e organiza o Circuito Nova Schin Stock Car e a Copa Petrobras de Marcas.

Com oito etapas na temporada 2014, o Mercedes-Benz Challenge terá seis corridas junto com a Copa Petrobras de Marcas, e duas com o Circuito Nova Schin Stock Car. Ao lado da principal e mais tradicional categoria do automobilismo brasileiro os CLA 45 AMG Racing Series e os C 250 Turbo, que nesta temporada disputaram o Mercedes-Benz Grand Challenge, estarão nas ruas de Ribeirão Preto e no templo das corridas nacionais, o mítico Autódromo de Interlagos, em São Paulo. As outras seis provas da acontecerão junto com a Copa Petrobras de Marcas. O calendário completo será anunciado pela Vicar no começo de dezembro.

Neste primeiro momento a Mercedes-Benz trará para o Brasil 25 unidades do CLA 45 AMG, ao custo de R$ 350 mil para as atuais equipes e pilotos da C 250 Turbo a ao custo de R$ 360 mil para outros pilotos e equipes.

Características únicas

O cupê de alta performance CLA 45 AMG Racing Series foi desenvolvido com base na versão standard do esportivo CLA 45 AMG. O coração do projeto foi o motor de quatro cilindros produzido em série mais potente do mundo, o AMG 2.0 turbo, com nada menos que 265 kW (360 cv) e torque máximo de 450 Nm. Como no modelo de série, na versão de corrida toda esta força é levada às rodas pela transmissão esportiva de dupla embreagem AMG SPEEDSHIFT DCT de sete marchas preparada para competição. A tração integral permanente garante um desempenho extraordinário nas curvas.

Estilo revela o potencial

Elementos típicos de carros de competição, feitos inteiramente em fibra de carbono, dão ao CLA 45 AMG Racing Series um design único. Isso inclui conjuntos dianteiro e traseiro diferenciados, além de para-lamas salientes e saias laterais especiais. Pneus de corrida tipo slick reforçam a impressionante largura do carro.

Graças às asas traseiras de fibra de carbono e às grandes aberturas para refrigeração do motor e dos freios, o CLA 45 AMG Racing Series causa uma forte impressão mesmo quando parado. Para uso na pista, os eficientes atributos aerodinâmicos da versão de rua foram aprimorados por componentes de fibra de carbono. A dianteira conta com um divisor aerodinâmico que garante maior força de aderência, da mesma forma que o difusor traseiro com três barbatanas e o aerofólio traseiro ajustável.

A entrada de ar nas saias laterais à frente das rodas traseiras assegura o resfriamento eficiente dos freios. Aberturas nos arcos das rodas e nos para-lamas alargados em seis centímetros de cada lado aumentam a força vertical sobre os eixos dianteiro e traseiro. O capô e a tampa do porta-malas são equipados com presilhas de ação rápida. Todos esses detalhes fazem com que o DNA desenvolvido nas pistas pela AMG, marca de performance da Mercedes-Benz, seja reconhecido imediatamente por quem vê o CLA 45 AMG Racing Series.

Alto nível de segurança

A AMG se preocupou especialmente com a segurança dos pilotos que irão conduzir o novo modelo, dotando o carro de uma estrutura tubular de proteção contra capotagens feita de aço de alta resistência. Segurança adicional é garantida pelo banco tipo concha P 1300 GT de fibra de vidro feito pela Recaro, preparado para permitir o uso do sistema HANS (Head and Neck Support – apoio para cabeça e pescoço), e pelo sistema de extintores de incêndio.

No cockpit, o painel de instrumentos AMG mantém o piloto informado sobre a velocidade, rotação do motor e temperaturas de operação do motor e transmissão. O volante de competição, com borboletas para troca de marchas, permite o perfeito controle do carro. O console central abriga controles adicionais, como o interruptor central para os sistemas eletrônicos e interruptores para os sistemas de luzes de alerta e extintores de incêndio.

Suspensão especial permite ajuste para cada pista

A suspensão de corrida tem bitola maior nos dois eixos e permite numerosos ajustes para adequação a cada pista em particular. A altura da suspensão, dureza das molas e características dos amortecedores são ajustáveis, assim como a cambagem e convergência nos eixos dianteiro e traseiro. O sistema de frenagem AMG de alta performance com discos ventilados em todas as rodas é equipado com sistema antibloqueio. As rodas de liga leve AMG com raios em forma de cruz são equipadas com pneus de competição desenvolvidos pela parceira Pirelli.

Para reduzir as massas não suspensas, as rodas forjadas AMG de liga têm construção extremamente leve. A direção eletromecânica esportiva AMG sensível à velocidade ajuda a pilotar com precisão e agilidade e as trocas de pneus nas paradas nos boxes são agilizadas pelo sistema de macaco pneumático integrado ao assoalho do veículo.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.