Mercedes abandona o “zeropod”

quarta-feira, 24 de maio de 2023 às 17:07

Toto Wolff

A Mercedes vai introduzir um desenho aerodinâmico completamente revisado em Mônaco e abandonar o zeropod.

A equipe ia usar o novo desenho no GP da Emilia-Romagna em Imola, mas como ele foi cancelado devido às inundações no norte da Itália, sua estreia será em Mônaco, que “fornecerá uma oportunidade de aprender sobre as atualizações”, disse Wolff.

Apesar de Mônaco não ser uma pista onde uma equipe escolheria introduzir uma grande revisão de desenho aerodinâmico, a Mercedes decidiu seguir em frente porque os carros já haviam sido modificados para Imola.

As atualizações ainda não foram vistas publicamente, mas Wolff disse que incluem uma suspensão dianteira revisada, sidepods e assoalho.

Isso significará o abandono do chamado design zeropod que a Mercedes foi pioneira quando as novas regras da Fórmula 1 foram introduzidas em 2022, mas que provou ser um fracasso em comparação com a maneira muito diferente da Red Bull de tratar o fluxo de ar ao redor do carro.

A Red Bull usa sidepods com um rebaixamento pronunciado para canalizar o ar da maneira mais suave e rápida possível para a parte traseira, enquanto ‘veda’ o subsolo para garantir que seus túneis venturi de efeito de solo que produzem força descendente funcionem de maneira ainda mais eficaz.

Wolff admitiu que a natureza única de Mônaco – a pista é a mais lenta do calendário e notoriamente apertada, sinuosa e acidentada – significa que seria difícil ter certeza sobre o desempenho do novo desenho.

“Precisamos ter cuidado para não tirar muitas conclusões desta corrida única”, disse Wolff. “Estamos introduzindo o primeiro passo em uma nova direção de desenvolvimento.”

“Não será uma bala de prata; pela minha experiência, eles não existem em nosso esporte. Esperamos que isso dê aos pilotos uma plataforma mais estável e previsível. Então, podemos desenvolver isso nas próximas semanas e meses.”

“A F1 é uma competição dura e uma meritocracia. Não estamos onde queríamos estar, mas não há senso de direito. É apenas trabalho duro para nos levar à frente.”

Na classificação, a Mercedes foi em média o quarto carro mais rápido em uma volta nesta temporada, atrás de Red Bull, Ferrari e Aston Martin.

O melhor resultado da equipe até o momento foi um segundo lugar de Hamilton na Austrália, onde Russell conquistou a posição mais alta da equipe no grid, também segundo.

Ferrari e Aston Martin podem desafiar a Red Bull com mais força em Mônaco do que em qualquer corrida até agora nesta temporada, porque a pista maximiza às qualidades de seus carros e minimiza sua fraqueza nas retas em comparação com os carros da Red Bull.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.