Mekies admite erros da Red Bull após P3 de Verstappen em Austin

domingo, 25 de outubro de 2026 às 21:08

Laurent Mekies e Max Verstappen

Laurent Mekies reconheceu que a Red Bull não conseguiu extrair todo o potencial do carro de Max Verstappen no GP dos Estados Unidos de Fórmula 1. Após o holandês terminar em terceiro lugar em Austin, o chefe da equipe admitiu que uma série de pequenos problemas comprometeu o desempenho e tornou a corrida mais difícil.

Verstappen largou em segundo, mas terminou atrás de Kimi Antonelli e Charles Leclerc. Além disso, a Red Bull chamou o tetracampeão para sua primeira troca de pneus mais cedo do que o esperado. Enquanto isso, Antonelli conseguiu vencer com apenas uma parada e manteve o controle da prova.

Questionado sobre a possibilidade de a Mercedes também precisar antecipar sua parada, Mekies reconheceu que o ritmo do italiano foi decisivo.

“Kimi foi definitivamente forte demais para nós hoje. Mérito dele, porque fez um ótimo trabalho”, afirmou o dirigente à Viaplay.

Quero ser VIP

Pequenos problemas prejudicaram Verstappen

Verstappen enfrentou dificuldades durante a corrida e reclamou do ritmo do carro, da escolha dos pneus, de uma parada nos boxes e do freio-motor. Segundo Mekies, esses problemas se acumularam e impediram a Red Bull de competir em condições ideais.

“Não fomos tão precisos hoje. Houve muitos pequenos problemas que se somaram. Como resultado, tivemos um pouco menos de ritmo e maior desgaste dos pneus, o que tornou a corrida consideravelmente mais complicada”, explicou.

A Red Bull havia reservado dois jogos novos de pneus macios para Verstappen, mas a estratégia não produziu o resultado esperado. Depois de perder a segunda posição para Leclerc, o holandês também viu Lewis Hamilton se aproximar nas voltas finais.

Entretanto, um safety car virtual, acionado após Valtteri Bottas parar na pista, ajudou Verstappen a manter o terceiro lugar até a bandeirada.

“Terminamos em terceiro, mas sabemos que provavelmente não extraímos tudo o que podíamos do carro hoje. Vamos aprender com isso”, reconheceu Mekies.

Largadas continuam sendo um ponto fraco

Outro problema abordado pelo chefe da Red Bull foi o desempenho nas largadas. A equipe enfrentou dificuldades nessa área em diferentes momentos da temporada, e Mekies reconheceu que essas limitações custam ainda mais quando o objetivo é disputar vitórias.

“Isso faz parte do nosso primeiro ano. Quando temos ritmo para chegar mais perto da frente, fraquezas como essas nos custam mais tempo”, explicou.

A avaliação indica que a equipe ainda precisa evoluir em vários aspectos para reduzir a distância em relação aos principais concorrentes. Além disso, nem todos os problemas poderão ser resolvidos antes do fim da temporada.

Red Bull prepara melhorias para 2027

Mekies afirmou que a equipe continua trabalhando para melhorar o desempenho, inclusive nas largadas. No entanto, ele evitou prometer uma solução completa para todas as dificuldades ainda em 2026.

“A equipe está progredindo, inclusive nessas áreas. Sabemos que existem algumas coisas que já não conseguimos melhorar neste ano”, declarou.

Por isso, a Red Bull pretende usar as informações coletadas em Austin para preparar soluções para a próxima temporada. Dessa forma, a equipe espera corrigir as limitações que prejudicaram Verstappen e voltar a lutar de maneira mais consistente pelas primeiras posições.

“Vamos usar esta corrida para garantir que tenhamos as ferramentas certas para fazer isso no próximo ano”, concluiu Mekies.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.