Médico afirma que é impossível prever retorno de Kubica

quinta-feira, 10 de março de 2011 às 14:43

r_kubica.4
O médico da equipe Renault, dr. Riccardo Ceccarelli, afirmou que é impossível prever quando Robert Kubica retornará à ação após seu acidente.

“Obviamente, essa é uma pergunta que não posso responder. Ninguém pode responder quando ou como, porque só podemos dizer que os cirurgiões fizeram um ótimo trabalho”, disse Ceccarelli a repórteres em Barcelona nesta quinta-feira.

“Robert é muito forte e está se recuperando bem. Porém, há um terceiro fator, que é a natureza – como a natureza será com ele? Boa ou não? Rápida ou não? Isso é algo que não podemos dizer. Portanto, é uma questão impossível de responder. Só acreditamos que temos dois aspectos positivos: o trabalho feito pelos médicos e Robert, que é forte. Então, são as únicas coisas que temos no momento. É impossível prever todo o resto”.

“O que podemos dizer – neste ano, no próximo ou daqui a três anos? Não faz sentido neste momento. Só posso dizer o que sei. E o que eu lhes disse é exatamente o que sabemos – ele tem feito um bom trabalho, está reagindo bem e levará tempo, muito tempo. Depois disso, honestamente, não sou mágico, portanto não posso dizer mais”.

No entanto, Ceccarelli admitiu que está bastante satisfeito com o progresso de Kubica depois de seu acidente há pouco mais de um mês. “Robert está melhorando a cada dia. Vejo que ele está se recuperando, psicologicamente e fisicamente, com muita rapidez. Não é uma surpresa para nós, porque conhecemos Robert muito bem”.

“Contudo, é uma grande surpresa para os médicos no hospital Pietra Ligure – então é uma boa notícia, porque eles estão satisfeitos com a reação dele após a cirurgia e todos os ferimentos que sofreu. Estamos muito felizes com essa reação forte. São as primeiras coisas positivas em uma situação traumática”.

Apesar de Kubica conseguir mover os dedos de sua mão ferida, Ceccarelli reconheceu que não há maneira de saber se ele vai recuperar a funcionalidade total. “Robert está movendo os dedos e o pulso. Isso é bom e positivo, mas não podemos prever mais nada”.

Ceccarelli também acredita que Kubica não terá de passar por mais cirurgias, apesar de ainda não descartar nada. “No momento, é impossível dizer. Tudo está indo muito bem e não há complicações. Portanto, não planejamos nenhuma outra cirurgia neste momento. Não há nenhuma razão para isso”.

LS – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.