McLaren voltará a dominar F1 em breve, afirma Montoya
sexta-feira, 17 de abril de 2026 às 10:36
McLaren
A McLaren, atual campeã da Fórmula 1, iniciou a temporada 2026 com dificuldades claras. No entanto, há sinais consistentes de recuperação. Por isso, Juan Pablo Montoya acredita que o retorno ao topo é apenas questão de tempo.
Início turbulento atrasa McLaren
O GP da Austrália trouxe um cenário frustrante. Logo nas voltas de reconhecimento, Oscar Piastri sofreu um acidente. Como resultado, o piloto abandonou antes mesmo da largada.
Na sequência, a situação se agravou. Durante o GP da China, problemas elétricos no MCL40 impediram tanto Lando Norris quanto Piastri de largar. Dessa forma, a equipe acumulou mais um revés importante. Por isso, a pressão interna aumentou consideravelmente.
Ainda assim, nem tudo foi negativo. O GP do Japão mostrou evolução. Em Suzuka, Piastri conquistou o segundo lugar depois que um safety car comprometeu suas chances de vitória. O resultado indicou progresso claro.

Montoya aposta em virada rápida
Diante desse cenário, Montoya mantém uma visão otimista. Inclusive, durante seu podcast, ele revelou uma conversa com um engenheiro de Piastri. Esse encontro ocorreu ainda na Austrália.
Segundo o colombiano, a McLaren está próxima de virar o jogo. Ele destacou o impacto das atualizações técnicas. Portanto, a expectativa é de mudança significativa na performance.
“Eu acho que a McLaren está chegando. Quando começarem a trazer atualizações, será outra história”, afirmou. “Eles não são os mais rápidos agora, mas serão. Em breve, estarão dominando e vencendo corridas”.
Atualizações podem mudar cenário na F1
Enquanto isso, a equipe já trabalha nos próximos passos. Especificamente, a McLaren prepara um pacote aerodinâmico para o GP de Miami. Dessa maneira, busca reduzir a diferença para a Mercedes.
O foco está na eficiência do MCL40. Ou seja, os engenheiros querem diminuir o arrasto sem comprometer os pneus. Consequentemente, o carro pode ganhar desempenho em várias áreas.
Internamente, o clima é de confiança. De fato, acredita-se que as atualizações terão impacto imediato. Assim sendo, a equipe espera dar um salto competitivo relevante.
Chegada de Lambiase agita bastidores
Fora das pistas, outra mudança movimenta o paddock. Gianpiero Lambiase deixará a Red Bull para integrar a McLaren a partir de 2028.
Ao mesmo tempo, essa decisão levanta questionamentos internos. Isso porque Lambiase deve assumir o cargo de chefe de equipe. Portanto, o futuro de Andrea Stella passa a ser incerto.
Além disso, surgem informações importantes. Segundo relatos, Stella já assinou um pré-contrato com a Ferrari. Dessa forma, o movimento ganha ainda mais sentido.
Por fim, essa possível troca também marca um retorno simbólico. Caso se confirme, Stella voltaria a Maranello depois de ir para Woking em 2015. Assim, a McLaren pode passar por uma transformação profunda nos próximos anos.
andrea stella, atualizações aerodinâmicas, comentar formula 1, f1, formula 1, gp da austrália, gp da china, gp do japão, juan pablo montoya, lando norris, McLaren F1 2026, mercedes f1, noticias f1, oscar piastri
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.