McLaren teria um truque para controlar temperatura dos pneus traseiros

quinta-feira, 14 de junho de 2012 às 16:08
Traseira do McLaren MP4-27
Traseira do McLaren MP4-27

A McLaren é a inventora de um sistema inteligente que está ajudando Lewis Hamilton liderar o campeonato de Formula 1 no momento.

A revista Auto Motor und Sport, com a colaboração do renomado ilustrador técnico da F1 Giorgio Piola, disse que a equipe britânica está usando um sistema que controla o fluxo de calor dos freios para os difíceis pneus Pirelli.

Assim, numa temporada em que um ou dois graus na temperatura pode fazer um pneu ficar dentro ou fora da pequena “janela” de desempenho, o truque da McLaren é “genial”, explicou o jornalista alemão Tobias Gruner.

Os mecânicos da equipe ajustam o sistema de frenagem traseira nos boxes com uma chave de fenda, através de um parafuso localizado perto da abertura do cockpit.

Como mostra o desenho de Piola, o ajuste infinito afeta o sistema de frenagem traseiro do fluxo de calor para os pneus.

Mas nem tudo são boas notícias para a McLaren, uma vez que Jenson Button está sofrendo sem dúvida o mais cruel período em toda a sua carreira na F1 no momento.

Pode ter algo a ver com a recente reprimenda da FIA sobre o assoalho do MP4-27.

Consta que após o GP da China, o órgão determinou que a equipe britânica tinha “passado da linha” em sua interpretação das regras relativas à flexibilidade.

Arranhões foram encontrados sob os extremos das asas dianteiras, e a McLaren argumentou que isso acontecia porque o assoalho flexionava dentro das tolerâncias permitidas.

“A tolerância existe por conta de defeitos de fabricação”, Charlie Whiting disse na época, depois de determinar que o sistema da McLaren deliberadamente explorava essas tolerâncias.

A Auto Motor und Sport, disse: “A mudança aparentemente pequena teve implicações importantes para a McLaren, particularmente para Button.”

As alterações técnicas  subseqüentes, incluindo o nariz mais alto e geometria da suspensão traseira modificada, aparentemente funcionaram para Hamilton, mas não para o campeão mundial de 2009.

Fazer o carro de 2012 trabalhar bem para Button novamente é agora uma prioridade para a McLaren.

“O problema é muito complexo”, disse o diretor técnico Paddy Lowe. “Nosso carro é bom, ele só tem que ser acertado perfeitamente.”

A missão de todas as equipes de F1 no momento é desvendar a misteriosa performance dos pneus Pirelli.

“Eu diria que nós já os entendemos cerca de 30%”, admitiu Lowe.

AS – www.autoracing.net.br

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