McLaren tem solução provisória para seu problema de freio

quinta-feira, 17 de março de 2022 às 15:57

Sistema velho e depois o novo

A McLaren teve sérios problemas nos freios dianteiros na pré-temporada no Bahrain, onde as altas temperaturas impediram que Lando Norris fizesse muitas voltas seguidas antes que os freios superaquecessem.

O Autosport – a imagem que ilustra o artigo é deles – publicou que o problema foi atribuído principalmente ao desenho de seu conjunto de freio dianteiro. O problema não se manifestou em Barcelona devido às temperaturas mais baixas em que as equipas se encontravam nesta altura do ano.

Tendo isolado o problema no Bahrein, a McLaren começou a encontrar maneiras de ter uma solução pronta para a corrida neste fim de semana, mesmo que seja apenas uma correção temporária antes de uma versão mais refinada surgir nas próximas semanas.

A solução instalada no carro para este fim de semana no Bahrain é uma versão metálica da cobertura do disco de freio de fibra de carbono que a equipe usou durante os dois primeiros testes.

E, embora haja algumas diferenças na forma da nova versão vista no pitlane de Sakhir, as diferenças de material também desempenharão um papel na transferência térmica entre os freios, aros e pneus.

A questão para a McLaren realmente destaca um novo e interessante campo de batalha técnico que foi forjado por esses novos regulamentos.

Pelo fato de os componentes dos freios terem sido alterados pelos regulamentos, a abordagem das equipes mudou para resfriá-los.

O diâmetro dos discos de freio foi aumentado de 278 mm para 330 mm, enquanto os furos agora têm que ter pelo menos 3 mm, o que limitou o número e o padrão que as equipes agora terão em seus projetos.

Isso ocorre às custas da dissipação de calor, que também é mais complicada devido ao espaço agora muito maior oferecido dentro da roda, pois a F1 mudou de aro 13” para 18″.

A mudança, juntamente com a introdução das calotas das rodas e a incapacidade de enviar fluxo de ar pela face da roda, significa que as equipes agora precisam liberar o calor criado pelos freios através de uma saída alojada perto do duto de freio.

O espaço maior criado dentro do conjunto de freio levou a algumas novas direções de desenho, com a McLaren sendo uma das equipes que decidiu colocar seus discos de freio dentro de uma cobertura, o que significa que há um caminho claro para o trânsito do fluxo de ar e calor que é criado sob frenagem.

Da mesma forma, a Red Bull tem uma solução que envolve o disco de freio, embora com um material diferente para essa finalidade e também embalou algum isolamento ao redor da cobertura.

Enquanto isso, a Alpine não adotou a abordagem de cobertura completa vista na McLaren e Red Bull, mas montou sua pinça de freio na frente. O sistema possui algumas saídas em forma de gota na carcaça de resfriamento de fibra de carbono que permitirão a passagem do calor rejeitado pelo disco de freio.

AS - www.autoracing.com.br

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