McLaren confia em sistema de arrefecimento no México
sábado, 25 de outubro de 2025 às 10:00O chefe da McLaren, Andrea Stella, comentou sobre a ameaça da Red Bull neste fim de semana no GP da Cidade do México, após a rival introduzir mais uma atualização importante. Além disso, a equipe austríaca apresentou um novo sistema de arrefecimento para o RB21, desenvolvido para lidar com os desafios da altitude extrema.
Altitude extrema desafia motores e freios
O Autódromo Hermanos Rodríguez está situado a 2.238 metros acima do nível do mar, tornando-se o circuito mais alto do calendário da Fórmula 1. Por isso, motores, freios e componentes de refrigeração sofrem enorme pressão, o que já provocou diversas falhas em edições anteriores.
No entanto, Stella afirmou que a McLaren chega confiante. Apesar das dificuldades, o MCL39 precisou de poucas modificações específicas para o México. Isso ocorre porque o projeto do carro já considerava cenários extremos desde o início da temporada.

Projeto da McLaren já previa as condições mexicanas
Questionado sobre o possível ganho da Red Bull com o novo sistema, Stella destacou que a McLaren já estava preparada.
“Na verdade, fico satisfeito em vir ao México sem precisar alterar a forma fundamental como resfriamos o carro. Além disso, estamos usando peças que já tínhamos disponíveis.”
O dirigente lembrou que a eficiência térmica do carro é um dos pontos fortes da McLaren em condições de calor.
“Alguns de vocês devem se lembrar de quando eu disse que um dos motivos do nosso bom desempenho em pistas quentes é justamente a tecnologia de arrefecimento que usamos. Além disso, muitas das inovações que implementamos de 2024 para 2025 focaram nesse sistema”, afirmou.
Red Bull usa solução tradicional, diz Stella
Por outro lado, Stella destacou que algumas rivais seguem caminhos mais conservadores.
“Vejo outras equipes usando soluções mais tradicionais, com sistemas específicos para o México. Ainda assim, isso reforça a eficiência do nosso projeto.”
O italiano também aproveitou para valorizar o trabalho da equipe técnica de Woking:
“Portanto, quero destacar o esforço dos engenheiros da McLaren, que criaram uma tecnologia tão eficiente que funciona até nesse ar rarefeito e quente que enfrentamos aqui”, concluiu.
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