McLaren “se beneficia” de mau início de temporada

domingo, 6 de agosto de 2023 às 10:25

Andrea Stella

A McLaren encomendou um novo túnel de vento e espera colher os benefícios disso na próxima temporada. Um benefício adicional é que a equipe dos pilotos Lando Norris e Oscar Piastri terá muito mais tempo no túnel de vento do que a concorrência em 2024, e eles (até agora) não estão em uma posição ruim.

A McLaren terminou em quinto lugar no campeonato de construtores na última temporada e, portanto, alocou 100% das horas no túnel de vento. No entanto, quando ocorreu uma remodelação em 30 de junho (para a distribuição de horas na segunda parte de 2023), a McLaren era a sexta na classificação do campeonato mundial.

Isso significa que a equipe baseada em Woking está ganhando mais tempo no túnel de vento. De fato, desde 2021, a Fórmula 1 usa um sistema que deve aproximar o grid.

O fato de a remodelação ter ocorrido em 30 de junho funcionou de forma muito vantajosa para a McLaren. Porém, um mês depois, a equipe já estava na quinta colocação e a subida definitivamente começou. Depois de um início de temporada difícil, a escuderia descobriu como dar vida ao MCL60.

Stella anunciou na Bélgica que o desenvolvimento do carro atual será interrompido e o foco será inteiramente no carro de 2024 após as férias de agosto. Portanto, essas horas extras serão particularmente úteis na próxima temporada.

“Nós certamente recebemos algumas horas a mais do que as equipes de ponta. Especialmente porque parece que agora temos boas ideias para trazer para o túnel de vento, como eu disse antes, você pode ter muitas horas lá, mas o verdadeiro divisor de águas é a qualidade das ideias e dos conceitos que você coloca no desenvolvimento no túnel de vento, e porque agora parecemos estar em uma boa posição deste ponto de vista, damos boas-vindas às horas extras”, disse o chefe da equipe.

A McLaren agora, após uma longa espera, comissionou o novo túnel de vento. Isso deve fornecer dados precisos. Stella não está preocupado que a implantação de um novo túnel de vento e a construção de um novo carro (antes de 2024) causem problemas.

“Não necessariamente, porque passamos por um trabalho bastante abrangente de validação do novo túnel de vento. Ele foi projetado com alguns critérios para realmente melhorar a correlação com a pista, por isso, estou até encorajado pelo que eu vi até agora em termos de comportamento do novo túnel de vento”, concluiu.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.