McLaren explica por que rejeitou pedido de Piastri em Silverstone
terça-feira, 8 de julho de 2025 às 9:31
Oscar Piastri e Lando Norris
Andrea Stella, chefe da McLaren, saiu em defesa de Oscar Piastri após o australiano sugerir uma troca de posições com Lando Norris nas voltas finais do GP da Inglaterra.
Embora a equipe tenha recusado o pedido, Stella afirmou que a iniciativa do piloto foi totalmente apropriada dentro da filosofia de trabalho da McLaren.
Penalização alterou a dinâmica da corrida
Durante grande parte da prova em Silverstone, Piastri liderou com ritmo forte e consistente. No entanto, tudo mudou após ele receber uma punição de 10 segundos por uma infração sob o safety car.

Essa penalização foi cumprida no momento de sua última parada nos boxes. Com isso, acabou retornando à pista atrás de Norris, que ainda não havia feito seu pit stop naquele momento. No giro seguinte, o britânico entrou e voltou na liderança, mantendo-a até o final.
Pedido de Piastri refletiu filosofia da equipe
Apesar da troca não ter ocorrido, a postura de Piastri foi bem recebida. Segundo Stella, a equipe sempre encoraja seus pilotos a se comunicarem livremente durante a corrida. Portanto, o comentário de Oscar pelo rádio foi considerado natural e bem-vindo.
“Sempre dizemos aos nossos pilotos: não guardem as coisas na cabeça enquanto correm. Se tiverem algo a dizer, digam”, afirmou Stella à imprensa.
Ele destacou ainda que a equipe sempre avalia as sugestões de seus pilotos de maneira aberta, antes de tomar qualquer decisão estratégica.
Estratégia foi influenciada pelas condições da pista
A decisão da McLaren de manter a ordem entre os dois carros teve como base as circunstâncias da corrida.
No momento em que a pista começou a secar, a equipe optou por chamar Piastri primeiro para a troca de pneus. Como ele precisava cumprir a punição, o pit stop foi mais demorado do que o normal.
Em seguida, Norris entrou para sua troca e voltou à frente. De acordo com Stella, o único cenário em que Piastri poderia ter mantido a liderança mesmo com a penalização seria a entrada de um safety car naquele exato momento.
“Se houvesse um safety car, teríamos chamado os dois carros para os boxes ao mesmo tempo. Piastri pagaria a punição, Norris esperaria e ambos sairiam na mesma ordem em que entraram”, explicou Stella.
Entretanto, como não houve nova neutralização, a McLaren preferiu seguir com a ordem natural resultante das paradas.
Decisão foi considerada justa para ambos
No final, a equipe concluiu que manter as posições era a escolha mais equilibrada. Ainda que Piastri tenha sugerido a inversão, a McLaren entendeu que, dadas todas as variáveis, não havia razão esportiva ou estratégica para isso.
“Assim que a penalização foi paga durante a troca para pneus slicks, decidimos manter a ordem como estava. Foi justo para os dois pilotos”, afirmou Stella.
Confiança mútua continua forte dentro da McLaren
Mesmo sem a troca solicitada, Stella acredita que Piastri compreendeu perfeitamente a decisão da equipe. Além disso, elogiou a maturidade do piloto por se expressar de maneira clara e objetiva.
“Ele comunicou sua visão e isso é exatamente o que esperamos deles. Tenho certeza que Oscar entendeu nosso ponto de vista”, concluiu o chefe da equipe.
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