McLaren quer que membros da Red Bull assinem declaração

domingo, 20 de outubro de 2024 às 14:30

Zak Brown

O CEO da McLaren, Zak Brown, pediu aos membros da equipe Red Bull que assinassem declarações juramentadas, a fim de pôr fim às acusações de trapaça.

Durante o fim de semana do Grande Prêmio dos Estados Unidos, a Red Bull confirmou que possui um dispositivo que permite alterar a altura do bib frontal do RB20 após críticas das equipes rivais.

A Red Bull insistiu que não operou o dispositivo entre a classificação e o Grande Prêmio, pois isso seria ilegal. O diretor de monopostos da FIA, Nikolas Tombazis, admitiu que seria difícil analisar quando foi usado especificamente em eventos anteriores.

Na tentativa de resolver o assunto, Brown solicitou que a equipe da Red Bull assinasse documentos legais declarando que o sistema nunca foi usado de uma maneira que pudesse ser considerada fora dos regulamentos.

“Eu gostaria de ver a liderança sênior, o ex-chefe dos mecânicos e os atuais mecânicos assinarem uma declaração jurando que nunca usaram ou não têm conhecimento de seu uso”, disse Brown ao jornal Daily Mail.

“A sugestão de algumas pessoas no pit lane é de que foi usado, então a única maneira de chegar ao fundo do poço é com o antiquado ‘assine aqui’, informando o que aconteceu. Eu sei que se me apresentassem uma declaração juramentada e as consequências de não dizer a verdade fossem graves, eu diria a verdade”, prosseguiu.

A McLaren está atualmente envolvida na briga pelo título com a Red Bull e lidera a equipe de Milton Keynes por 39 pontos no campeonato de construtores. Lando Norris também está tentando diminuir a diferença de 54 pontos na classificação de pilotos.

Enquanto as equipes continuam a lutar pela supremacia na pista, Brown alertou que a Red Bull deveria enfrentar punições sérias se for descoberto que agiu fora dos regulamentos com o dispositivo.

“Isso (uma punição) precisa ser um impedimento”, alertou Brown. “Vimos pilotos excluídos de corridas e campeonatos. E, aliás, não estou dizendo que Max deva ser excluído”.

“Vimos equipes excluídas de corridas e campeonatos. Se, e digo se, as regras do parque fechado foram quebradas, a punição precisa ser dessa magnitude, dependendo se eles fizeram isso uma vez ou se o fazem regularmente há três anos. Deve haver consequências”, concluiu.

EB - www.autoracing.com.br

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