McLaren processa Alex Palou em USD 23 milhões

quarta-feira, 4 de outubro de 2023 às 18:07

Zac Brown (McLaren) e Alex Palou

A McLaren F1 quer buscar uma indenização de USD 23 milhões de Alex Palou, após uma disputa contratual com o espanhol.

Alex Palou tem sido uma sensação na IndyCar, garantindo o título deste ano de forma dominante. No entanto, os últimos doze meses também foram repletos de polêmica para Palou. Mais recentemente, ele está envolvido em uma batalha legal com a McLaren F1.

O piloto espanhol afirma que a McLaren prometeu uma vaga na F1 quando assinou o contrato pela primeira vez em 2022. Mas agora, com uma vaga na Fórmula 1 agora praticamente fora de questão, Palou não está mais interessado em abandonar o navio da Chip Ganassi na Indy.

Embora outros pilotos não tenham estado envolvidos em controvérsias tão espetaculares, esta dinâmica não é inteiramente nova. Pato O’Ward, por exemplo, revelou que oportunidades potenciais na F1 incentivaram sua mudança para a McLaren.

Para Palou, o não aproveitamento desta oportunidade o afastou de qualquer interesse em ingressar na McLaren. No início deste ano, Palou supostamente concordou com uma extensão de três anos com a Chip Ganassi. Parece que ele está disposto a entrar na disputa legal com a McLaren.

Do ponto de vista da McLaren, a maioria dos danos que eles buscam estão relacionados ao patrocínio. Eles afirmam que milhões foram perdidos em patrocínios vinculados diretamente à chegada de Palou à equipe.

Além disso, a McLaren o está processando pelos custos de empregá-lo como piloto reserva na F1 – juntamente com o salário que receberia em 2024.

A equipe jurídica da McLaren afirma que Palou nunca teve uma vaga garantida na F1, o que significa que ele ainda era obrigado a cumprir seus requisitos contratuais.

Em última análise, este é o aspecto fundamental desta disputa – se um assento na F1 foi explicitamente garantido ou não.

Até o GP de Singapura, a equipe de Zak Brown esperava que Alex Palou cumprisse suas funções como piloto reserva na Fórmula 1. O espanhol não compareceu no fim de semana, o que motivou a contratação de um novo piloto reserva, Ryo Hirakawa, para 2024.

Esta disputa irá sem dúvida desenvolver-se nos próximos meses, à medida que a relação entre estas partes chegar a uma conclusão amarga.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.