McLaren criou “precedente muito difícil”, segundo Wolff
domingo, 7 de setembro de 2025 às 15:31
Andrea Stella e Toto Wolff
Toto Wolff, chefe da Mercedes, avaliou a decisão da McLaren de pedir a Oscar Piastri para ceder a posição a Lando Norris durante o GP da Itália como um “precedente muito difícil de desfazer”.
De fato, a situação chamou atenção, principalmente porque Norris e Piastri estavam claramente a caminho de terminar em segundo e terceiro atrás do dominante Max Verstappen.
Inicialmente, a McLaren permitiu que Piastri realizasse seu pit stop antes de Norris, justamente para proteger a vantagem sobre Charles Leclerc, que ocupava a quarta posição.

No entanto, devido a uma parada lenta de Norris, o britânico acabou perdendo a posição para o companheiro de equipe e rival no campeonato.
Por isso, e considerando a prioridade no pit stop de Piastri, a equipe solicitou que o australiano deixasse Norris passar, o que gerou confusão entre os pilotos e a comunidade de fãs.
Wolff comenta sobre o impacto da estratégia
Segundo Wolff, a decisão da McLaren estabeleceu um novo precedente na Fórmula 1.
“Não existe certo ou errado, e estou curioso para ver como isso se desenrola. Além disso, você cria um precedente que será muito difícil de desfazer”, afirmou.
“E se a equipe cometer outro erro e não for no pit stop? Então, você troca os pilotos? Por outro lado, por causa de um erro da equipe, fazer um piloto que está tentando recuperar posições perder pontos também não seria justo”.
“Portanto, acho que teremos nossa resposta sobre isso somente no final da temporada, quando a disputa pelo campeonato esquentar”.
Perspectiva da Sauber
Jonathan Wheatley, chefe da Sauber, também comentou sobre a abordagem da McLaren.
Segundo ele, a equipe “obviamente conversou antes sobre como iria conduzir a corrida e decidiu que, se houvesse um erro, fariam a troca de posições”.
Wheatley ainda elogiou a gestão dos pilotos neste campeonato.
“Fiquei muito impressionado com a forma como eles administraram dois pilotos brigando pelo título este ano. Além disso, eles estavam preparados e não discutiram nada durante a corrida; claramente, tudo foi planejado previamente”.
Campeonato F1, Charles Leclerc, comentar formula 1, equipe mercedes, Estratégia de corrida, formula 1, gp da italia, lando norris, monza, ordens de equipe, oscar piastri, toto wolff
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.