McLaren pode implementar política de primeiro piloto

quarta-feira, 24 de julho de 2024 às 9:04

Lando Norris e Oscar Piastri

A McLaren indicou que estaria aberta a implementar uma hierarquia de pilotos depois da polêmica das ordens de equipe no GP da Hungria.

Nos estágios finais da corrida em Hungaroring, a McLaren implorou para Lando Norris ceder a liderança para Oscar Piastri após um undercut na rodada final de pit stops.

Normalmente, o líder tem prioridade nas paradas, mas Norris – que estava cerca de dois segundos atrás de Piastri – entrou primeiro porque a equipe tentava cobrir Lewis Hamilton.

Com Norris e a McLaren de olho na disputa pelo título de pilotos contra Max Verstappen, muitos temiam que o britânico não devolveria a posição e perderia sete pontos, mas ele finalmente tirou o pé na volta 68 de 70.

Andrea Stella, chefe da McLaren, disse que se algum piloto não seguir uma ordem, seu futuro na equipe poderá ficar em dúvida, mas sinalizou que uma hierarquia poderá entrar em vigor no final da temporada.

“Quando temos Oscar e Lando, estamos na posição de sorte de não precisarmos decidir quem é o primeiro piloto”, disse Stella à mídia.

“É uma forma de simplificar as coisas para algumas pessoas como eu, mas uma forma de frustrar a ambição de toda a equipe e a maneira como corremos”.

“Está profundamente enraizado em nosso espírito que competimos de forma justa e que, se um dos pilotos obtém um resultado por mérito, ele é protegido”.

“Talvez possamos revisar isso se forem as últimas corridas e houver um forte interesse no campeonato para um dos dois pilotos”.

Stella também colocou a responsabilidade sobre Norris e Piastri de tomarem a iniciativa de apoiar um ao outro sem precisar da intervenção da equipe.

“Mas o que espero é que o outro piloto venha até mim e diga ‘se você precisar de ajuda porque ele está na disputa pelo campeonato, estou disponível'”, disse ele.

“Você constrói essa ética se gerencia tudo de forma justa, como eu acho que fizemos. Isso pode dar bastante material para rumores e a mídia, e é justo, assim são as corridas”.

“Para ser honesto, eu aproveitei esta semana como espectador e como fã; quando essas coisas acontecem, por favor, reconheçam que o que fizemos foi justo”.

“É isso que quero que toda a equipe McLaren perceba e espero que os fãs também”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.