McLaren: Pequenos detalhes estão fazendo diferenças enormes

quarta-feira, 27 de junho de 2012 às 19:01
Sam Michael e Lewis Hamilton
Sam Michael e Lewis Hamilton

O diretor esportivo da McLaren, Sam Michael, acredita que a guerra de desenvolvimento de carro na Formula 1 será mais feroz que nunca, já que a proximidade incrível do grid obriga as equipes a forçar pequenos ganhos que nem seriam considerados úteis em épocas menos competitivas.

A temporada de F1 2012, até agora, viu sete vencedores diferentes de cinco equipes diferentes em suas primeiras oito corridas, e atingiu um novo patamar de competitividade em Valencia, onde apenas 0,3s separaram os primeiros 13 carros no Q2.

Michael acha que melhorias que consigam apenas alguns milésimos de segundo podem transformar resultado da classificação de uma equipe, e a pressão sobre o desenvolvimento vai chegar a uma intensidade nunca vista antes na história da F1.

“Há um monte de desenvolvimento que ainda está por vir e fará a história do resto do ano”, disse ele. “Todas as equipes vão fazê-lo, inclusive nós, cada vez mais nas próximas corridas.

“O nível de desenvolvimento este ano será feroz. No passado, desenvolvimentos que traziam meio décimo, você esperava para juntar com outro desenvolvimento. Mas agora 50 milissegundos são muito imnportantes e você tem que colocar no carro imediatamente.

“Veja que desde o início da temporada o equilíbrio entre os 10 – 15 primeiros está cada vez maior. O engraçado é que isto está colocando mais ônus sobre os itens mecânicos, porque o material aerodinâmico vem de qualquer maneira sempre. Você nunca pode parar de evoluir o carro aerodinamicamente.”

“Normalmente as coisas que estão comprometidas no curto prazo para a aerodinâmica são itens mecânicos, pequenas peças, pequenos ajustes para todo o carro.”

“Aerodinâmica é ainda fundamental, é de primeira ordem, mas isso significa apenas que você tem que encontrar tempo para fazer o resto.”

Michael acrescentou que este foco para ganhar tempo com detalhes está também influenciando a abordagem das equipes para melhores PitStops.

“É por isso que coisas como pitstops recebem muito foco agora, porque tornaram-se diferenciais”, disse ele. “Anteriormente se você conseguia fazer um pitstop 1 segundo mais rápido, não importava tanto, já que as diferenças entre os carros eram muito grandes.”

“Então qualquer ganho minúsculo agora está se tornando importante e deixando o show muito mais refinado. O menor erro cometido agora tem um preço muito alto, por isso todos tem que se concentrar em não cometer erros.”

AS – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.