McLaren pagou rescisão contratual a Daniel Ricciardo
quinta-feira, 25 de agosto de 2022 às 11:52
Zak Brown
Falando no mais recente Podcast High-Performance, o CEO da McLaren, Zak Brown, admitiu que teve que pagar Ricciardo para rescindir seu contrato, apesar da decisão de sair ter sido mútua: “Tivemos que terminar o relacionamento mais cedo. Tivemos que preencher um cheque, o que não tem problema, porque esse é o acordo que fechamos.”
“O que farei da próxima vez é talvez ter mais proteções de desempenho para nós e não apenas assumir que um ótimo piloto sempre será ótimo. Acho que esse é um aprendizado mais contratual que tivemos, mas é um grande aprendizado.”
“Acho que a única coisa é que, do ponto de vista dos negócios, poderíamos ter pensado ‘E se não funcionar?”
“Mas você também não sabe se conseguiria ter essas proteções contratuais. Sentado aqui agora, posso dizer: eu gostaria de ter isso no contrato, mas quem sabe se ele teria concordado com isso.”
“Mas também ele pode não ter, porque ele pode estar pensando: Bem, isso nunca vai acontecer”, explicou Brown.
Em retrospecto, a partir do momento em que ele pisou em um McLaren Ricciardo, muitas vezes nunca encontrou o ponto ideal em relação ao seu companheiro de equipe Lando Norris. No ano passado, era compreensível, pois era tudo novo para o australiano de 33 anos.
Monza foi um grande momento para ele e para a equipe. A vitória, embora um pouco fortuita com a batida de Max Verstappen e Lewis Hamilton, deu alguma esperança de que ele melhorasse, mas as performances desde então, incluindo esta temporada, foram amplamente decepcionantes.
Essa a nova geração de carros de F1 coloca pilotos novos ou antigos para a equipe em igualdade de condições desde o início.
Então, o que deu errado para Ricciardo na McLaren? Brown respondeu: “Não temos certeza, ele não tem certeza. Tentamos trocar de carro e oferecer a ele mudar algumas pessoas. Foram duas temporadas, dois carros diferentes. Pensamos que no primeiro ano, talvez a tocada dele não combinasse com o carro.
“No segundo ano, o carro é totalmente diferente, mas chegamos ao ponto em que nossa única estratégia era a esperança, e a esperança não é uma ótima estratégia. Então é um grande mistério.”
“Vimos em Monza que ele estava lá. O cara não ganhou oito GPs por acidente, simplesmente não conseguimos desbloquear o potencial juntos. E Lando está guiando muito bem e fazendo o carro funcionar.”
“Então, acho que fizemos todo o possível para que as coisas dessem certo entre Ricciardo e nós, expiramos todas as possibilidades”, arriscou Brown, que também revelou que um lugar na Indy foi oferecido para manter Ricciardo na família McLaren.
Daniel Ricciardo fora McLaren, McLaren pagou rescisão, Rescisão contratual Daniel Ricciardo
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.