McLaren: Os pneus ainda são um desafio para as equipes de Formula 1

quarta-feira, 20 de junho de 2012 às 20:09
Simon Roberts com Lewis Hamilton
Simon Roberts com Lewis Hamilton

Simon Roberts, diretor de operações da McLaren, acredita que ainda é muito cedo para dizer que as principais equipes de Formula 1 já dominam os pneus Pirelli 2012 e que vão comandar o resto da temporada – mas reconhece que é apenas uma questão de tempo para que isso aconteça.

Após o Grande Prêmio do Canadá, Paul Hembery, diretor esportivo da Pirelli, disse que a influência dos pneus nas primeiras corridas – que tiveram cinco equipes diferentes vencendo corridas – irá acabar muito em breve, quando as equipes tradicionalmente mais fortes entendessem por completo os detalhes dos pneus. Por outro lado, Christian Horner, chefe de equipe da Red Bull, acredita que os pneus devem “ser um fator por provavelmente mais 13 corridas” (o resto da temporada) antes de serem completamente compreendidos pelas equipes.

Roberts, da McLaren, acredita que a declaração de Hembery foi prematura, mas admitiu que os recursos das principais equipes vão, eventualmente, fazer com que elas juntem as peças do quebra-cabeça, e sugeriu que o comportamento dos pneus em Montreal foi um importante passo para fazê-lo.

“Eu vi seus comentários e achei que talvez ele saiba alguma coisa…” falou Roberts das declarações de Hembery. “Acredito que todas as equipes estão aprendendo, sem sobra de dúvida. Agora, se alguma conseguiu respostas definitivas, aí já não sei”.

“Acho que com cada corrida que passa e as informações que ganhamos, certamente as grandes equipes que possuem analistas suficientes trabalhando nisso vão dar os passos para frente”.

“Acredito que aprendemos muito no Canadá e que estamos em uma posição vantajosa. Se encontramos o segredo ou não, não posso dizer ainda. Se conseguirmos uma dobradinha em Valência, eu direi que fizemos um ótimo trabalho… É um desafio”.

Apesar da MacLaren ainda não ter certeza se domina a questão dos pneus, Roberts reconhece que a vitória de Lewis Hamilton no Canadá provou que as mudanças que fizeram após o primeiro pit-stop e acertos na estratégia deram resultado.

“Sabemos perfeitamente que quando fazemos mudanças ao nosso padrão podemos aumentar os riscos ou deixar as pessoas um pouco fora de posição” ele disse. “A equipe trabalhou muito para refinar a estratégia de pit-stop e até a forma com a qual nós encaramos a classificação”.

“Acho que ficamos muito satisfeitos no Canadá e espero que tenhamos dado um passo a frente. Não estamos planejando nada de diferente mais para frente. Acreditamos que agora estamos em uma posição estável, então sem grandes mudanças e esperamos consolidar o que estamos fazendo e continuar na liderança do campeonato”.

AS – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.