McLaren: Nosso carro exige que Ricciardo mude sua tocada

segunda-feira, 9 de agosto de 2021 às 13:18

Andrea Stella e Andreas Seidl

Daniel Ricciardo chegou na McLaren este ano com grandes expectativas. Infelizmente, a temporada não está indo como planejado e o piloto australiano tem problemas parar extrair o máximo do carro. Em uma entrevista de hoje à Auto Motor und Sport (AMuS) o engenheiro-chefe da McLaren, Andrea Stella, falou mais sobre isso.

“Nosso carro exige alguns ajustes especiais de tocada. É o contrário do que Daniel estava acostumado na Renault. Daniel prefere carregar mais velocidade nas curvas e não frear com a agressividade que nosso carro exige”, começa o engenheiro.

“Esfregar os pneus nas curvas não funciona no nosso carro, a não ser para destruir mais rapidamente os pneus”, disse Stella, que foi o engenheiro de Fernando Alonso na Ferrari.

Para Stella, o desenvolvimento de Ricciardo não é surpreendente: “Gosto de compará-lo a um músico. Você pode explicar a um guitarrista exatamente como tocar seu instrumento, mas leva muito tempo antes que ele possa fazer seu primeiro concerto. O progresso só pode ser visto muito lentamente após muitas horas de treino.”

Mas Ricciardo não terá esse tempo: “Infelizmente, na Fórmula 1 de hoje você não pode treinar adequadamente. Os testes de inverno foram reduzidos ao mínimo. Até os treinos de sexta-feira estão uma hora mais curtos agora. E você tem que se preparar para a corrida assim. Você não tem como fazer um piloto fazer exercícios sistemáticos para se adaptar melhor ao carro.”

Ricciardo tem uma atitude positiva

O australiano está atualmente com 50 pontos no campeonato, mas o companheiro de equipe Lando Norris marcou mais do que o dobro, com 114 pontos. Ainda assim, Stella está otimista sobre seu novo piloto. “A sua motivação é muito elevada e ele sempre gosta do seu trabalho, embora tenha ficado claro que este é um longo caminho. Nem sempre é o caso quando o piloto não consegue encontrar os últimos décimos, mas continuo otimista quanto ao seu futuro.”

“Tentamos adaptar o carro à tocada natural de Daniel. Mas o principal objetivo dos engenheiros é apenas melhorar a eficiência aerodinâmica”, disse Stella. Espero que Ricciardo consiga adaptar sua tocada ao nosso carro na segunda metade da temporada.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.