Ecclestone: McLaren quer Norris como campeão mundial

terça-feira, 9 de setembro de 2025 às 9:33

Lando Norris e Oscar Piastri

A McLaren enfrentou forte reação negativa após ordenar que Oscar Piastri entregasse o segundo lugar para Lando Norris no GP da Itália.

A manobra, que reduziu a diferença do britânico no campeonato de 34 para 31 pontos, foi explicada pelo chefe Andrea Stella como parte de uma “filosofia” de corrida.

No entanto, a situação se complicou porque Piastri herdara a posição quando Norris perdeu tempo em um pit stop lento. Pelo rádio, o australiano deixou claro o desconforto.

Quero ser VIP
 

Depois da prova, revelou: “Eu disse o que precisava dizer no rádio. Quando recebi o segundo pedido, não iria contrariar a equipe”.

Ainda assim, a escolha foi recebida com vaias do público em Monza, e em seguida, desencadeou críticas de todo o paddock.

Ecclestone e Steiner se manifestam

Logo após a corrida, Bernie Ecclestone criticou duramente a equipe em entrevista ao jornal Blick: “Falam sempre de justiça. Mas é justo punir Piastri por um erro da equipe? Não. Parece que a McLaren prefere um campeão chamado Lando Norris”.

Além disso, Gunther Steiner, ex-chefe da Haas, considerou a ordem completamente “desnecessária”, acrescentando: “Oscar não podia ser culpado pelo pit stop lento de Lando. Eu não teria feito isso”.

Reações do paddock e até do basquete

Enquanto isso, o jornalista Roger Benoit destacou que Mark Webber, empresário de Piastri, falou de forma mais dura nos bastidores.

Além disso, o ex-piloto Giedo van der Garde foi direto ao ponto: “Se eu fosse Piastri, teria dito: ‘que se dane, não vou deixá-lo passar'”.

Da mesma forma, Damon Hill se uniu às críticas, mas com ironia. Ele lembrou sua vitória em Monza em 1993, quando Alain Prost abandonou por falha no motor: “Agora, estou preocupado que a Renault me peça para devolver o resultado”.

Adicionalmente, Hill lançou uma enquete online, que apontou 62% dos fãs insatisfeitos com a atitude da McLaren.

O impacto da polêmica foi ainda maior, já que ultrapassou os limites da Fórmula 1. Joel Embiid, astro da NBA, publicou no X: “Essas regras papaia são outra coisa. Oscar é um cara melhor do que eu”.

Stella insiste na filosofia da McLaren

Por fim, mesmo com tantas críticas, Stella defendeu a escolha da McLaren. Entretanto, admitiu que o episódio pode resultar em uma revisão interna.

“Revisão não significa mudança. Significa alinhar e confirmar como seguimos correndo. Isso é fundamental na busca pela excelência”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.