Ecclestone: McLaren quer Norris como campeão mundial
terça-feira, 9 de setembro de 2025 às 9:33
Lando Norris e Oscar Piastri
A McLaren enfrentou forte reação negativa após ordenar que Oscar Piastri entregasse o segundo lugar para Lando Norris no GP da Itália.
A manobra, que reduziu a diferença do britânico no campeonato de 34 para 31 pontos, foi explicada pelo chefe Andrea Stella como parte de uma “filosofia” de corrida.
No entanto, a situação se complicou porque Piastri herdara a posição quando Norris perdeu tempo em um pit stop lento. Pelo rádio, o australiano deixou claro o desconforto.

Depois da prova, revelou: “Eu disse o que precisava dizer no rádio. Quando recebi o segundo pedido, não iria contrariar a equipe”.
Ainda assim, a escolha foi recebida com vaias do público em Monza, e em seguida, desencadeou críticas de todo o paddock.
Ecclestone e Steiner se manifestam
Logo após a corrida, Bernie Ecclestone criticou duramente a equipe em entrevista ao jornal Blick: “Falam sempre de justiça. Mas é justo punir Piastri por um erro da equipe? Não. Parece que a McLaren prefere um campeão chamado Lando Norris”.
Além disso, Gunther Steiner, ex-chefe da Haas, considerou a ordem completamente “desnecessária”, acrescentando: “Oscar não podia ser culpado pelo pit stop lento de Lando. Eu não teria feito isso”.
Reações do paddock e até do basquete
Enquanto isso, o jornalista Roger Benoit destacou que Mark Webber, empresário de Piastri, falou de forma mais dura nos bastidores.
Além disso, o ex-piloto Giedo van der Garde foi direto ao ponto: “Se eu fosse Piastri, teria dito: ‘que se dane, não vou deixá-lo passar'”.
Da mesma forma, Damon Hill se uniu às críticas, mas com ironia. Ele lembrou sua vitória em Monza em 1993, quando Alain Prost abandonou por falha no motor: “Agora, estou preocupado que a Renault me peça para devolver o resultado”.
Adicionalmente, Hill lançou uma enquete online, que apontou 62% dos fãs insatisfeitos com a atitude da McLaren.
O impacto da polêmica foi ainda maior, já que ultrapassou os limites da Fórmula 1. Joel Embiid, astro da NBA, publicou no X: “Essas regras papaia são outra coisa. Oscar é um cara melhor do que eu”.
Stella insiste na filosofia da McLaren
Por fim, mesmo com tantas críticas, Stella defendeu a escolha da McLaren. Entretanto, admitiu que o episódio pode resultar em uma revisão interna.
“Revisão não significa mudança. Significa alinhar e confirmar como seguimos correndo. Isso é fundamental na busca pela excelência”.
andrea stella, bernie ecclestone, comentar formula 1, damon hill, formula 1, gp da italia, gunther steiner, lando norris, mclaren, monza f1, oscar piastri, toto wolff
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.