McLaren: Inexperiência de Piastri não será um problema

segunda-feira, 16 de janeiro de 2023 às 10:16

Oscar Piastri

Andrea Stella, chefe da McLaren, acredita que a falta de experiência de Oscar Piastri na Fórmula 1 não prejudicará a equipe.

O estreante Piastri substitui Daniel Ricciardo, que fez sua 12ª temporada no ano passado com a experiência de oito vitórias na categoria.

Apesar de Piastri ter bastante a aprender, Stella está confiante de que a equipe pode contar com Lando Norris enquanto desenvolve o carro de 2023.

“Eu acho que o ponto importante é ter continuidade com Lando, ele mantém o tipo de referência”, declarou Stella. “É uma referência que nós conhecemos muito bem porque passamos pelo desenvolvimento de Lando junto com ele”.

“Certamente, tem havido um desenvolvimento do ponto de vista técnico, da pilotagem e da capacidade em corrida. Então, creio que nós conhecemos bem isso”.

“Também se tornará uma estrutura de referência para Oscar. E isso não apenas em termos de sua própria performance, mas também do entendimento do carro”.

Stella destacou que, na F1 moderna, as equipes se baseiam amplamente nos dados, porém os pilotos ainda têm um papel no desenvolvimento.

“Nós teremos um carro novo, queremos melhorar algumas coisas e os pilotos certamente são importantes nisso, apesar da F1, ao contrário de alguns outros esportes, se apoiar bastante em números, significando que nós, as pessoas lidando com isso, temos sorte”.

“Eu acho que, se fosse uma moto, seria mais difícil compreender qual é o papel do piloto e o papel da máquina. Porém, na F1, você tem uma boa ideia de sua competitividade pelos números”.

“Com os pilotos, você lida com sutilezas, a porcentagem final de sua performance, então eu não ficaria assustado demais. Se você me der bons números, eu aceito, mesmo não tendo referências tão claras dos pilotos”.

Stella deixou claro que Piastri tem a capacidade de aprender e se desenvolver como piloto enquanto acumula mais quilometragem.

“A jornada que nós vamos encarar com Oscar também é independente. Ele certamente é muito talentoso. Nós queremos que ele use suas referências, referências do carro, até mesmo o que aprendemos com Daniel e assim por diante”.

“No entanto, nós estamos convencidos de que ele terá talento, processo e inteligência para encontrar seu próprio caminho, tirando vantagem dessas referências”.

“Então, eu não estou preocupado com o risco de nós sentirmos falta desse tipo de experiência em termos de comparação”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.