McLaren admite erro estratégico no GP do Catar

domingo, 30 de novembro de 2025 às 15:56

Andrea Stella

A McLaren reconheceu que, ao não chamar Oscar Piastri e Lando Norris para os boxes durante o safety car da volta 7 no GP do Catar, tomou uma decisão que “não foi correta”.

A interrupção surgiu após o toque entre Nico Hulkenberg e Pierre Gasly e mudou completamente o rumo da corrida. Naquele instante, Piastri liderava e Norris vinha em terceiro.

Mesmo assim, a equipe decidiu seguir na pista. Enquanto isso, Max Verstappen optou por parar, portanto ganhou uma vantagem decisiva. Assim, a Red Bull virou o cenário de forma imediata.

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Como resultado direto dessa escolha, o holandês conquistou sua sétima vitória da temporada. Além disso, ele se manteve na briga pelo título contra Piastri e Norris, o que deixa Abu Dhabi ainda mais explosivo.

Stella lamenta perda dupla

Logo após a corrida, Andrea Stella detalhou o tamanho da frustração em entrevista à Sky Sports F1.

“É decepcionante. Tínhamos carro para vencer com Oscar. Ele merecia isso, já que foi o mais rápido na classificação e na sprint. Também havia pódio garantido para Lando. Portanto, perdemos a vitória com Oscar e o pódio com Lando”, afirmou.

Em seguida, Stella explicou que a decisão será revisada porque o safety car exigia uma ação mais clara. Ele admitiu que a McLaren não esperava que todos fossem parar naquele momento.

“Quando você lidera, nunca sabe o que os outros farão. E havia risco de perda para Lando com o double-stack. Ainda assim, não fizemos a escolha certa no fim das contas”.

Por que a McLaren falou em “flexibilidade”?

Antes do safety car, a McLaren mencionou aos pilotos que havia “flexibilidade” estratégica. Stella esclareceu que essa flexibilidade só funcionaria caso houvesse outra neutralização mais tarde. Assim, Piastri e Norris poderiam retomar vantagem.

Contudo, a estratégia dos demais já estava definida. Todos tinham a parada ideal prescrita. Portanto, quem entrou nos boxes na volta 7 se beneficiou imediatamente.

Entretanto, a McLaren apostou no ritmo para abrir distância. Porém, a baixa degradação dos pneus impediu a equipe de explorar totalmente a performance do carro. Por isso, a estratégia não surtiu efeito.

Piastri se irrita, mas McLaren mantém postura

Piastri ficou incrédulo após a corrida. Ele disse estar “sem palavras” no rádio e criticou a estratégia nas entrevistas seguintes.

Apesar disso, Stella afirmou que a McLaren manterá a postura em Abu Dhabi. Verstappen está apenas 12 pontos atrás, porém Norris e Piastri continuarão livres para brigar.

“Ambos têm chance real de título. Além disso, já vimos isso acontecer antes. Em 2007 com Raikkonen e em 2010 com Vettel, o terceiro candidato virou campeão. Portanto, vamos manter opções abertas para os dois e deixá-los correr”, concluiu.

 

LS - www.autoracing.com.br

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