McLaren elogia restrições de testes aerodinâmicos

segunda-feira, 14 de agosto de 2023 às 9:28

Andrea Stella

Andrea Stella, chefe da McLaren, elogiou as restrições de testes aerodinâmicos (ATR) introduzidas visando equalizar o pelotão na Fórmula 1.

As regras de ATR entraram em vigor em 2021 junto com o teto orçamentário e limitam a quantidade de testes aerodinâmicos que uma equipe pode fazer durante a temporada.

Quanto mais à frente uma equipe termina no campeonato de construtores, menos ela pode usar o túnel de vento e a CFD (fluidodinâmica computacional). Isso é atualizado a cada seis meses de acordo com a hierarquia competitiva atual.

Por exemplo, a Aston Martin ficou em sétimo no ano passado e recebeu uma alocação de 100% para testes em túnel de vento durante o inverno.

No entanto, a equipe estava em terceiro quando houve a atualização em 30 de junho e seu tempo de testes foi ajustado para 80%.

A McLaren ocupa a sexta posição no momento, significando que tem 95% de tempo – ou seja, 304 testes em túnel de vento e 1.900 itens de CFD.

“Nós certamente apreciamos ter algumas horas a mais do que as equipes de ponta”, declarou Stella à mídia. “Parece que agora temos boas ideias para levar ao túnel de vento”.

“Você pode ter muitas horas no túnel de vento, mas o que realmente faz diferença é a qualidade das ideias e a quantidade de conceitos que você coloca no desenvolvimento”.

“Agora, parece que estamos em uma boa situação desse ponto de vista, portanto damos boas-vindas às horas extras”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.