McLaren e Lando Norris estão devendo. E muito…

quarta-feira, 10 de julho de 2024 às 19:55

Andrea Stella e Lando Norris

A emissora inglesa Sky Sports F1 fez um levantamento dos fracassos de Lando Norris nas últimas semanas em converter grandes oportunidades em vitórias na Fórmula 1 e perdesse a chance de pressionar bastante Max Verstappen na tabela pelo título mundial.

O P3 de Norris no GP da Inglaterra foi a última corrida em que a McLaren ficou se perguntando o que poderia ter feito depois de não conseguir materializar na pista o potencial do MCL38.

Norris poderia ter vencido cinco das últimas seis corridas, mas erros da equipe e do próprio Norris o deixaram 84 pontos atrás do líder da tabela, Verstappen, na classificação de pilotos na metade da temporada.

Essa diferença poderia estar muito menor, com o GP em Silverstone no domingo sendo o exemplo mais recente de Norris lamentando sua execução na corrida, já que Verstappen terminou à sua frente e Lewis Hamilton, com um carro pior que ambos, vencendo a corrida.

Veja quantos pontos Norris possivelmente perdeu e onde as coisas deram errado para ele e a McLaren.

Safety car custa caro no Canadá – 9 de junho

Norris estava liderando o GP do Canadá depois de administrar bem seus pneus intermediários no primeiro stint e abrir uma vantagem de 11 segundos quando Logan Sargeant bateu.

Um safety car era praticamente óbvio e foi confirmado a tempo de dar à McLaren alguns segundos para trazer Norris para um pit stop em um momento em que ele teria mantido a liderança.

No entanto, eles o mandaram dar mais uma volta e Norris ficou preso atrás do safety car enquanto Verstappen e George Russell pararam. O tempo perdido atrás do safety car fez com que Norris emergisse apenas em P3 após seu pit stop.

Norris quase ultrapassou Verstappen quando os pilotos mudaram para pneus secos, mas foi forçado a se contentar com o P2 em condições mistas.

Resultado real: 1º – Verstappen (25 pontos) 2º – Norris (18 pontos)
Resultado possível: 1º – Norris (25 pontos) 2º – Verstappen (18 pontos)
Oscilação de pontos: 14

Péssima largada na Espanha – 23 de junho

Norris arrebatou a pole position de Verstappen com uma volta brilhante na classificação para GP da Espanha.

No entanto, ele caiu para P3 após a primeira curva, quando teve uma largada ainda pior do que Verstappen e ambos os pilotos foram ultrapassados pela ótima largada de Russell.

Verstappen foi avisado pelo seu engenheiro de corrida e ultrapassou Russell rapidamente, mas Norris ficou preso atrás por 12 voltas. A McLaren compensou sua estratégia para a Red Bull, o que deixou Norris com uma diferença de oito segundos com 18 voltas para o fim.

O britânico cruzou a linha dois segundos atrás de Verstappen e ficou pensando em sua largada.

“O carro estava incrível. Acho que fomos, com certeza, os mais rápidos. Eu simplesmente perdi na largada”, disse ele.

“Decepcionado. Mas muitos pontos positivos, um negativo, e isso meio que estragou tudo. Eu sei disso. Posso trabalhar nisso para a próxima vez.”

Resultado real: 1º – Verstappen (25 pontos) 2º – Norris (18 pontos)
Resultado possível: 1º – Norris (25 pontos) 2º – Verstappen (18 pontos)
Oscilação de pontos: 14

Batida na Áustria – 30 de junho

Na corrida Sprint na Áustria, Norris assumiu brevemente a liderança com uma investida sobre Verstappen na curva 3. No entanto, Norris deixou a porta totalmente aberta na curva seguinte e o holandês não perdeu a oportunidade para repassá-lo imediatamente junto com seu companheiro de equipe Oscar Piastri. Ou seja, Norris perdeu duas posições na mesma manobra quase amadora para um piloto de alto nível como ele.

Norris admitiu que deveria ter se defendido de Verstappen e, 24 horas depois, a dupla se enfrentou novamente.

Um raro pit stop lento da Red Bull colocou Norris perto de Verstappen no último stint, o inglês era mais rápido e conseguiu se aproximar rapidamente. Na volta 64, terceira tentativa de Norris ultrapassar Verstappen, eles colidiram na curva 3 e Norris foi forçado a abandonar, enquanto Verstappen chegou em quinto.

O que quer que você pense sobre a pilotagem de Verstappen, Norris teve várias oportunidades (pelo menos 3) de fazer a ultrapassagem, mas não conseguiu.

“Achei que foi, como uma revisão, uma boa corrida”, refletiu Norris nos dias após a Áustria.

“Às vezes, talvez muito perto do limite, mas como dissemos, conversamos sobre isso e estamos felizes em disputar novamente.”

Resultado real: 5º – Verstappen (10 pontos) DNF – Norris (0 pontos)
Resultado possível: 1º – Norris (25 pontos) 2º – Verstappen (18 pontos)
Oscilação de pontos: 17

Estratégia errada em Silverstone – 7 de julho

Norris estava a caminho de vencer o GP da Inglaterra, pois liderava a 14 voltas do final, com a McLaren precisando apenas executar uma troca necessária de volta para pneus slick, já que a pista tinha secado.

No entanto, ele deu uma volta a mais ultrapassando a entrada do box, deixando-o a mercê de Hamilton.

Mas ainda mais significativamente, Norris colocou os pneus macios – assim como Hamilton -, apesar de uma discussão sobre o uso do composto médio que ele tinha disponível para o último pit stop.

A escolha do pneu não só acabou com as chances de Norris perseguir Hamilton, mas pior ainda, Verstappen o ultrapassou tranquilamente na reta do Hangar — com o composto duro — com Norris sequer fazendo menção de defender sua posição.

“A McLaren estava na melhor posição, pois tinha dois jogos de pneus de composto médio”, disse Martin Brundle no Podcast Sky Sports F1.

“Eles colocaram no carro de Piastri e ele voou. Se você olhar o quanto ele se aproximou de Hamilton e Norris nas últimas voltas da corrida, Piastri, se não tivesse ficado em desvantagem pelo fato da McLaren não ter feito um pitstop duplo (como a Mercedes fez) no início da corrida, ele estaria lá.”

“Acho que a escolha claramente foi colocar o melhor pneu possível e esse foi o composto médio. Foi uma decisão defensiva, enquanto a mentalidade deveria ter sido ‘vamos para o que deve ser mais rápido e fazer funcionar.”

“Eles chegaram tarde com Lando, que passou rapidamente por seu box e foi uma parada lenta. Se você somar tudo, isso custou a eles uma vitória certa.”

Resultado real: 2º – Verstappen (18 pontos) 3º – Norris (15 pontos)
Resultado possível: 1º – Norris (25 pontos) 3º – Verstappen (15 pontos)
Oscilação de pontos: 13 pontos

Como poderia estará situação de Norris

Desde que venceu o GP de Miami, a McLaren teve carro para disputar a vitória nas últimas seis corridas.

Imola seria muito difícil vencer, apesar de Norris terminar a um segundo de Verstappen na linha de chegada.

Em Mônaco, Charles Leclerc fez uma ótima volta da pole, com Piastri largando em segundo, com Carlos Sainz em terceiro e Norris em quarto. Essa foi a ordem de chegada do GP, o que era completamente previsível.

Pela primeira vez em sua carreira, Norris está experimentando como é lutar na frente todo fim de semana, onde os holofotes são mais brilhantes e pequenos erros são punidos por pilotos campeões como Verstappen e Hamilton.

“Os quase acidentes são, antes de tudo, um ponto de vista de boas notícias”, disse o chefe da equipe McLaren, Andrea Stella.

“Não tivemos esse tipo de quase acidente até 12 meses atrás. Precisamos olhar para os pontos positivos. Precisamos olhar para o fato de que a equipe está em condições de ficar frustrada porque ficamos em P3 no pódio em Silverstone com o outro piloto em P4. E, mais uma vez, a equipe marcou mais pontos.

“Então, se não começarmos pelos pontos positivos, pelo lado da construção, seremos aqueles que ‘constroem e destroem, constroem e destroem’ e permaneceremos sempre no mesmo nível.”

Se Norris tivesse vencido as últimas quatro corridas, o que era bem possível, a corrida pelo título de 2024 estaria bem diferente.

Em vez de estar 84 pontos atrás de Verstappen, ele estaria apenas 26 pontos atrás com 12 corridas restantes.

Classificação atual: 1º – Verstappen (255 pontos) 2º – Norris (171 pontos)
Classificação possível: 1º – Verstappen (246 pontos) 2º – Norris (220 pontos)

Conclusão

Lando Norris ainda precisa aprender a vencer corridas quanto tiver oportunidade e a McLaren precisa reaprender rapidamente como se faz isso.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.