McLaren contrata Fornaroli para seu programa de pilotos

terça-feira, 2 de dezembro de 2025 às 9:23

Leonardo Fornaroli

A McLaren anunciou a contratação de Leonardo Fornaroli, recém-coroado campeão da Fórmula 2, e além disso confirmou mais duas adições ao seu programa de desenvolvimento. Assim, a estrutura de formação da equipe ganha novo impulso.

O italiano assegurou o título da F2 no último fim de semana no Catar, e dessa forma, repetiu o sucesso obtido na Fórmula 3 em 2024. Com isso, ele segue um caminho semelhante ao de Oscar Piastri, que também venceu F3 e F2 em 2020/2021, e Gabriel Bortoleto, campeão da F3 em 2023 e da F2 em 2024.

Além de Fornaroli, a McLaren incorporou ao grupo o vencedor do GP de Macau de 2019, Richard Verschoor, e o espanhol Christian Costoya, atual campeão europeu de kart da FIA. Assim, Costoya dará o próximo passo da carreira ao estrear em monopostos na F4 do Oriente Médio 2026 em Yas Marina.

Quero ser VIP
 

Movimentação após saída inesperada de Alex Dunne

Fornaroli e Verschoor chegam para substituir Alex Dunne, piloto de F2 que deixou o programa de forma inesperada no início do ano. A saída criou uma lacuna imediata na estrutura.

A decisão chamou atenção porque Dunne havia participado de dois treinos livres de Fórmula 1 substituindo Lando Norris – primeiro na Áustria e posteriormente na Itália.

Ele teve boas performances; no entanto, optou por seguir outro rumo em outubro. Dessa maneira, a mudança surpreendeu o paddock.

Com isso, o programa de desenvolvimento da McLaren passa a contar com Pato O’Ward, Dries Van Langendonck, Ella Lloyd, Matteo De Palo, Ella Stevens, Ella Hakkinen, Leonardo Fornaroli, Richard Verschoor e Christian Costoya.

McLaren destaca estratégia e crescimento do projeto

O diretor de negócios da McLaren, Alessandro Alunni Bravi, explicou o impacto do movimento e reforçou a estratégia da equipe.

“A McLaren Racing está muito satisfeita em receber o campeão da F2, Leonardo Fornaroli, além de Richard Verschoor, que também já lutou pelo título, e Christian Costoya, campeão de kart, no programa”.

“Os três demonstraram grande nível com várias vitórias e atuações fortes nas suas categorias. Ao trazer Christian para o grupo ao lado de Dries Van Langendonck, temos dois dos talentos mais promissores saindo do kart”.

Ele acrescentou que manter uma base sólida de jovens pilotos é uma prioridade. Dessa forma, todos os integrantes terão suporte contínuo em 2026 por meio de testes, atividades de desenvolvimento e oportunidades de progressão em várias séries da McLaren.

Fornaroli celebra a oportunidade após títulos consecutivos

Sem vínculo anterior na F2, Fornaroli destacou o valor da oportunidade e ao mesmo tempo reforçou a motivação para o próximo passo.

“Estou muito orgulhoso por entrar no Programa de Desenvolvimento de Pilotos da McLaren após outro ano de sucesso”.

“Vencer a F3 e a F2 foi essencial na minha trajetória, e por isso, quero evoluir ainda mais. Agora, meu foco é avançar rumo ao mais alto nível. Sou muito grato à McLaren e a todos que me apoiaram até aqui. Mal posso esperar para começar e trabalhar com o grupo”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.