Zak Brown ‘transparente’ sobre punição secreta de Norris

sexta-feira, 17 de outubro de 2025 às 17:45

Lando Norris, Zak Brown e Oscar Piastri

O enigma das “repercussões” de Lando Norris

Zak Brown causou polêmica. Ele alegou que a McLaren mostra “transparência” sobre a punição que impôs a Lando Norris. Isso ocorreu mesmo com a equipe se recusando veementemente a revelar a natureza exata das “repercussões” que o piloto britânico enfrenta pelo incidente com Oscar Piastri no GP de Singapura.

Na verdade, antes do GP dos Estados Unidos, tanto Norris quanto Piastri confirmaram que a equipe responsabilizou o piloto mais velho pelo contato na primeira volta. Essa ação resultou nas ditas “repercussões” para o futuro. No entanto, nenhum dos pilotos deu qualquer pista sobre o teor da medida ou como ela poderia afetar a disputa interna entre eles – Piastri lidera a diferença de 22 pontos.

Brown classifica a punição como “marginal” e secreta

Em sua primeira manifestação sobre as sanções, a Sky Sports F1 questionou Brown sobre o assunto. Ele admitiu que as consequências eram “marginais e provavelmente ninguém notaria”. Portanto, ele evitou expandir os detalhes.

“É marginal, e é coerente com o que aconteceu: um incidente de corrida no início de um Grande Prêmio em uma pista que estava um tanto molhada,” ele declarou. Além disso, Brown enfatizou que o toque “não foi intencional”.

“Dessa forma, [as repercussões] são muito marginais e provavelmente ninguém notarão. Mas Lando e Oscar conhecem a punição, o que considero mais importante. É claro, queremos ser transparentes com os nossos fãs,” completou Brown.

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Contudo, ao ser pressionado pelo RacingNews365 sobre a contradição de ser transparente, mas não revelar a punição – especialmente sendo ela “marginal” –, Brown manteve o silêncio absoluto.

“Nós competimos contra nove outras equipes, e não creio que precisamos revelar a nossa estratégia de como abordamos as corridas,” explicou o CEO da McLaren. Assim, ele tentou justificar a falta de detalhes.

“Nós procuramos ser o mais transparentes possível. Por exemplo, há uma razão pela qual os debriefings de engenharia se restringem às equipes; caso contrário, podemos convidar outros competidores a participar,” argumentou.

“É o melhor que podemos fazer. Afinal, tentamos ser o mais transparentes possível ao dizer que tomamos alguma ação, o que penso ter sido muito transparente,” concluiu. “No fim das contas, estamos em um evento esportivo e não podemos, necessariamente, contar tudo a todos. Isso não é diferente de nossas folhas de setup não serem públicas.”

EB - www.autoracing.com.br

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