McLaren Artura se destaca como Safety Car na Mil Milhas Brasileiras

sábado, 28 de janeiro de 2023 às 9:05

McLaren Artura

Mesmo sem correr, o McLaren Artura foi um dos destaques da Mil Milhas Brasileiras, prova realizada no último fim de semana no autódromo de Interlagos. O carro cedido pela McLaren São Paulo atuou como safety car e foi acionado 17 vezes para determinar o ritmo dos participantes durante períodos sob bandeira amarela. A maior parte das entradas foi determinada pela necessidade de remover carros parados na pista devido a panes mecânicas.

A largada da Mil Milhas foi dada pouco depois da meia-noite de domingo (22 de janeiro). A corrida foi encerrada doze horas depois, conforme previa o regulamento se a distância total (1.609 km) não fosse completada nesse período. O safety car e seu piloto ficam a postos para entrar na pista a qualquer momento. Isso significa que o motor deve ficar ligado durante toda a duração da corrida, mesmo quando o carro está parado.

Três pilotos se revezaram na condução do safety car na Mil Milhas: Maurizio Sala, Enzo Sala e Gencarlo Mahieux. Eles se revezaram entre os dois assentos do Artura (o do piloto e do passageiro) e os períodos de descanso. Os ocupantes do safety car têm contato direto com a direção de prova, que orienta o andamento de acordo com as necessidades de momento, sempre de maneira a preservar a segurança dos participantes da prova e, ao mesmo tempo, tentar abreviar ao máximo a presença do safety car na pista. O Artura percorreu 70 voltas à frente dos concorrentes, cada uma com 4,309 km (a extensão do traçado de Interlagos). Largaram 42 carros entre protótipos especiais de corrida, GTs e carros de turismo.

Depois da corrida, Maurizio Sala elogiou o desempenho e o comportamento do Artura. “Foi excelente. O carro ficou ligado durante doze horas seguidas e funcionou perfeitamente. Usamos todas as possibilidades de propulsão (híbrida, elétrica e a combustão) e só desligamos o motor para reabastecer”, explicou. “Como todo McLaren, o Artura é muito prazeroso de guiar e extremamente suave, mesmo sendo um carro com 680 cavalos de potência.” Segundo Sala, alguns períodos sob bandeira amarela exigiram uma velocidade constante em torno de 140 km/h.

Enzo Sala ressaltou outros aspectos: “O desempenho do Artura supriu facilmente a necessidade de andar rápido, na frente dos carros de corrida. E ele é muito confortável, o que é importante para os ocupantes do safety. Fazia muito calor e o ar condicionado ficou ligado o tempo todo. O carro é muito bom”.

Henry Visconde, presidente da McLaren São Paulo, explica: “Colocar o Artura como safety car foi útil não apenas como forma de divulgação do modelo, mas também para testá-lo um pouco mais em condições de velocidade. Esta foi a Mil Milhas com maior número de entradas de safety car e isso fez o carro aparecer ainda mais durante a transmissão pela TV”, concluiu.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.