McLaren alterou o MCL35M para a tocada de Ricciardo

segunda-feira, 29 de novembro de 2021 às 18:06

Daniel Ricciardo

Assim como Daniel Ricciardo teve que ajustar sua tocada para se adequar à McLaren, o MCL35M também foi adaptado para o piloto australiano.

Ricciardo chegou à McLaren em 2021 no que foi uma das aquisições com mais expectativa da temporada, com Ricciardo proporcionando experiência de vitórias para a McLaren, um gigante adormecido em recuperação.

No entanto, a primeira parte da temporada não correu como se esperava, com Ricciardo lutando e não conseguindo igualar o nível de desempenho do companheiro de equipe Lando Norris.

Felizmente, houve uma melhora acentuada depois das férias de verão, com um Ricciardo revigorado continuando sua adaptação ao MCL35M, que ele admite ainda não ter concluído.

E a McLaren também tinha seu papel a desempenhar, resolvendo seus problemas para dar a Ricciardo um equipamento que se adaptasse melhor a ele.

“Na verdade, foi um processo de aprendizagem para nós, conseguimos um novo piloto, um piloto muito talentoso, um piloto estabelecido, e ele teve dificuldades em algumas fases para dirigir o carro rapidamente”, disse Andrea Stella, diretor executivo da McLaren, citado pelo Motorsport.com.

“Por exemplo, Lando, este é o único carro que ele dirigiu, então ele não tem muitas referências de outros carros.”

“Portanto, alguns recursos são simplesmente a forma como o carro se comporta na F1. Mas adicionar um novo piloto, um piloto que tem referências muito claras, que nos ajudou a entender que alguns desses recursos realmente precisávamos melhorar do nosso lado.”

“Algumas dessas características, por exemplo, têm a ver com o quão afiado o carro é quando responde a pequenos comandos de direção.”

“Sabemos que desde a primeira vez em 2017, quando colocamos pneus largos no carro, ficou muito claro que eles respondiam muito bem a pequenos comandos de direção.”

“E este pode ser um bom recurso, se você tiver uma curva rápida de 90 graus, é um bom recurso. Mas na maioria das vezes isso torna o carro mais difícil de guiar. Então, entendemos que havia trabalho a ser feito ali. E de fato, fizemos algumas adaptações no carro.”

“Então é Daniel mudando para o carro, mas também houve um pouco do carro mudando para Daniel em 2021. Parte do aprendizado que obtivemos será, essencialmente, tanto quanto possível, levado para o carro do próximo ano.”

“Então, de fato, foi um processo útil para a McLaren. E, de fato, havia algo sobre o carro que se moveu em direção a Daniel.”

“Houve muito trabalho em termos de adaptação ao carro que precisava de ser feito. E essas adaptações levam muito tempo, porque os carros estão muito rápidos. Você não pode ‘guiar e pensar’ na F1 moderna, pelo menos desde que os regulamentos mudaram em 2017. Tem que ser algo mais instintivo.”

“É por isso que demorou, e acho que a reflexão nas férias de verão pode ter ajudado neste processo de fazer essas mudanças correspondidas, o estilo diferente exigido, mais um processo natural.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.