Mazzola critica Ferrari por queda de Hamilton em 2025
sábado, 27 de dezembro de 2025 às 16:45Mazzola aponta falhas da Ferrari na queda de Hamilton em 2025
O ex-engenheiro de Michael Schumacher, Luigi Mazzola, colocou grande parte da responsabilidade pela temporada decepcionante de Lewis Hamilton na Ferrari sobre a própria escuderia. Embora reconheça que o piloto também tem sua parcela, ele afirmou que a equipe poderia — e deveria — ter feito mais para entregar ferramentas adequadas ao britânico.
Ferrari não entendeu o estilo de Hamilton, diz Mazzola
Em entrevista ao NewsF1, Mazzola explicou:
“Eu não coloco toda a culpa no Hamilton. Não vejo isso como ‘você, Hamilton, estragou tudo’. Eu diria que grande parte da responsabilidade também está na equipe. Porque, em 24 corridas, simplesmente não dá para ainda não ter entendido como esse cara pilota. Ou, pelo menos, não conseguir dar a ele um carro que funcione de forma consistente.”
Segundo ele, a adaptação cultural existe. Ainda assim, ela não pode servir de explicação para tudo.
“Tudo o que foi dito é verdade: mudança cultural, idioma, comida, procedimentos, o que você quiser. Mas, quando o piloto entra no carro, ele vira uma máquina. Você diz o que o carro está fazendo, e ele se isola e executa.”

Engenheiro de corrida não deve ser o bode expiatório
Mazzola também evitou culpar diretamente Riccardo Adami, engenheiro de corrida de Hamilton. Ao longo do ano, várias mensagens de rádio chamaram atenção por falta de sintonia entre piloto e muro. No entanto, ele fez uma defesa cuidadosa do profissional.
“O problema real surge quando existe um carro que ele simplesmente não consegue pilotar. Isso é o que me deixa um pouco intrigado. E eu nem culpo o engenheiro de corrida, que está sob forte escrutínio. Porque eu nem sei quanta liberdade um engenheiro de corrida tem para decidir o que pode ser feito no carro.”
Assim, Mazzola sugere que a raiz do problema está no conceito técnico. Ou seja, a Ferrari falhou em encontrar um acerto que atendesse às necessidades de Hamilton ao longo de toda a temporada.
Responsabilidade compartilhada — mas com peso maior na Ferrari
Portanto, a mensagem é clara: Hamilton tem responsabilidade, porém a equipe carrega uma parcela maior. Para Mazzola, entender o piloto deveria ter sido prioridade absoluta, ainda mais em um campeonato tão longo.
acerto de carro, comentar formula 1, desempenho 2025, engenharia Ferrari, ferrari, formula 1, lewis hamilton, Luigi Mazzola, Michael Schumacher, NewsF1, queda de desempenho de Hamilton, rádio de equipe, riccardo adami
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.
