Max Verstappen vence GP inaugural na nova pista de Las Vegas
domingo, 19 de novembro de 2023 às 4:53O tricampeão mundial Max Verstappen venceu a ótima corrida inaugural nas ruas de Las Vegas.
O holandês venceu um emocionante GP de Las Vegas à frente de Charles Leclerc, da Ferrari, que fez a Red Bull trabalhar duro pela vitória e ultrapassou Sergio Perez na última volta.
Verstappen superou uma punição por jogar Leclerc para fora da pista na primeira curva e teve que contornar danos sofridos em outro incidente com George Russell
Leclerc mostrou que o potencial de ritmo de corrida da Ferrari era verdadeiro, mas acabou sendo desfeito no segundo de dois safety cars, perdendo a vantagem de pneus que havia acumulado sobre Verstappen e com isso ajudando Perez a se recuperar de danos na asa dianteira em uma confusão na curva 1.
No pelotão atrás, Alonso rodou sozinho na pista e foi atingido por Bottas , que por sua vez foi atingido por Perez com Sainz subvirando em Hamilton.
Os destroços deixados para trás significaram que o safety car virtual foi ativado no final da primeira volta de 50, com Verstappen já com mais de um segundo de vantagem.
Sua diferença era de 1,6s quando a corrida voltou às condições de bandeira verde no início da terceira volta, o que não durou muito, já que Norris– tendo obtido bons ganhos no caos inicial em sua posição humilde no grid – bateu forte na curva 12.
Na verdade, ele havia perdido a traseira de sua McLaren seguindo o companheiro de equipe Piastri na curva anterior e quando as coisas saíram de seu controle.
O safety car foi acionado quando Norris saiu do carro destruído, durando até o início da sétima volta.
A Red Bull disse ao holandês para se concentrar em aumentar sua diferença para além da duração da punição antes de seu primeiro pitstop.
Mas Leclerc pressionou diminuindo a diferença para o líder com Russell atrás ameaçando Leclerc brevemente com sua Mercedes, mas logo teve que voltar sua atenção para Gasly, e assim os dois primeiros escaparam quando a corrida se aproximou da volta 15.
Mas na volta 16, o ritmo de Verstappen foi perdendo desempenho à medida que seus pneus se desgastaram, o que significou que Leclerc conseguiu o DRS na volta seguinte e o usou para ultrapassar Verstappen na curva 14 – logo após a Red Bull ter dito a Verstappen que ele iria para os boxes.
Verstappen entrou e cumpriu sua punição antes de trocar os pneus e voltando ao pelotão atrás de Russell, que havia parado algumas voltas antes.
A Ferrari inicialmente deixou Leclerc na pista para aumentar a vantagem, enquanto Verstappen perdeu mais tempo lutando contra rivais mais lentos e superando a complicada fase de aquecimento do pneu duro antes de Leclerc finalmente parar no final da volta 21.
Ele voltou em terceiro – atrás de Stroll, da Aston Martin, e de Perez, que fizeram trocas após o caos da primeira volta e o safety car antecipado.
Leclerc deu algumas voltas para se certificar de que não sobrecarregaria seus novos pneus duros – instalados em um pit stop que durou pelo menos um segundo a mais devido a uma lenta mudança na dianteira direita – então ele acelerou e ultrapassou Stroll na curva 14 da volta 25.
Um pouco mais atrás, Verstappen e Russell, que vinham progredindo no pelotão de volta às suas posições anteriores, entraram em confronto quando Verstappen mergulhou para dentro da curva 12 e Russell fez a curva.
O contato esmagou a placa frontal direita de Verstappen e o lado esquerdo de Russell, com os destroços deixados na pista exigindo a limpeza e outro safety car.
A Red Bull colocou Perez e Verstappen com pneus duros, enquanto Leclerc foi deixado de fora novamente e sua vantagem anterior do pneu desapareceu de uma só vez.
Quando a corrida recomeçou na volta 29 – pouco antes da qual Russell recebeu uma penalidade de cinco segundos pelo contato com Verstappen – Leclerc ultrapassou Perez, mas logo ficou sob pressão.
Enquanto Verstappen passava por Pierre Gasly, Perez se aproximou e ultrapassou Leclerc para a liderança na curva 14 da volta 32, depois de inicialmente não conseguir passar pela Ferrari com DRS na primeira vez que foi reativado.
Mas Leclerc conseguiu ficar pressionando Perez mesmo com Verstappen rugindo atrás dele – o piloto monegasco atacando na curva 14 e surpreendendo Perez ao retomar a liderança na volta 35.
Verstappen então ultrapassou seu companheiro de equipe no mesmo lugar na volta seguinte, então imediatamente na volta 37 ele retomou a liderança usando o DRS na Strip e selou a posição na entrada da curva 14 depois que Leclerc soltou os freios e tentou lutar por fora.
Leclerc não deixou Verstappen escapar, com a Red Bull pedindo ao líder que encontrasse uma maneira de não dar vácuo Leclerc, com Perez incapaz de ultrapassar Leclerc novamente, apesar de sua vantagem nos pneus.
O ritmo superior de Verstappen em 1m36s o livrou da ameaça imediata de Leclerc quando a corrida entrou em suas voltas finais, antes de na volta 43 Leclerc derrapar na curva 12 perdendo a posição para Perez.
Mas Leclerc perseguiu corajosamente o segundo Red Bull nas voltas finais e conseguiu uma ultrapassagem emocionante sobre Perez na última volta para ser o P2.
Russell voltou para o quarto lugar com uma série de ultrapassagens – incluindo uma sobre Ocon na última volta – mas sua punição naquele contato com Verstappen mais cedo o deixou em oitavo nos resultados finais.
Ocon, que lutou com seu companheiro de equipe Gasly algumas voltas após o segundo safety car em uma difícil, mas justa disputa interna, ficou em P4, com Stroll caindo para P5 após seus ganhos anteriores – o canadense como Perez também fez uso de uma parada sob o segundo safety car.
Sainz se recuperou do contato na curva 1, dos danos e da primeira parada sob o VSC para terminar em sexto, com Hamilton terminando em sétimo depois de uma corrida contundente que incluiu contato com Piastri um pouco antes da primeira rodada de pitstops.
Alonso também lutou para terminar em nono com uma boa parada após seu incidente na primeira, enquanto Piastri voltou para casa na posição final dos pontos, o P10.
Veja a tabela final do GP de Las Vegas de 2023
Pos | Piloto | Equipe / Motor | Voltas | Tempo | Diferença |
1 | Max Verstappen | Red Bull/Honda RBPT | 50 | 1:29’08.289 | |
2 | Charles Leclerc | Ferrari | 50 | 1:29’10.359 | 2.070 |
3 | Sergio Pérez | Red Bull/Honda RBPT | 50 | 1:29’10.530 | 2.241 |
4 | Esteban Ocon | Alpine/Renault | 50 | 1:29’26.954 | 18.665 |
5 | Lance Stroll | Aston Martin/Mercedes | 50 | 1:29’28.356 | 20.067 |
6 | Carlos Sainz Jr. | Ferrari | 50 | 1:29’29.123 | 20.834 |
7 | Lewis Hamilton | Mercedes | 50 | 1:29’30.044 | 21.755 |
8 | George Russell | Mercedes | 50 | 1:29’31.380 | 23.091 |
9 | Fernando Alonso | Aston Martin/Mercedes | 50 | 1:29’34.253 | 25.964 |
10 | Oscar Piastri | McLaren/Mercedes | 50 | 1:29’37.785 | 29.496 |
11 | Pierre Gasly | Alpine/Renault | 50 | 1:29’42.559 | 34.270 |
12 | Alexander Albon | Williams/Mercedes | 50 | 1:29’51.687 | 43.398 |
13 | Kevin Magnussen | Haas/Ferrari | 50 | 1:29’53.114 | 44.825 |
14 | Daniel Ricciardo | AlphaTauri/Honda RBPT | 50 | 1:29’56.814 | 48.525 |
15 | Zhou Guanyu | Alfa Romeo/Ferrari | 50 | 1:29’58.451 | 50.162 |
16 | Logan Sargeant | Williams/Mercedes | 50 | 1:29’59.171 | 50.882 |
17 | Valtteri Bottas | Alfa Romeo/Ferrari | 50 | 1:30’33.639 | 1’25.350 |
18 | Yuki Tsunoda | AlphaTauri/Honda RBPT | 46 | – | Não terminou |
19 | Nico Hülkenberg | Haas/Ferrari | 45 | – | Não terminou |
20 | Lando Norris | McLaren/Mercedes | 2 | – | Acidente |
f1, formula 1, Leclerc passa Perez, noticias f1, Verstappen Las Vegas
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.