Max Verstappen é o melhor do TL3 em Suzuka

sábado, 8 de outubro de 2022 às 1:04

Max Verstappen – Suzuka 2022

O atual campeão mundial Max Verstappen foi o mais rápido no TL3 em Suzuka, única vez até agora que os pilotos pegaram pista seca.

A Red Bull fez um excelente tempo de volta de 1.30,671s para terminar três décimos de segundo mais rápido que Carlos Sainz, da Ferrari, com o espanhol seguido de perto pelo companheiro de equipe Charles Leclerc.

Com as condições molhadas dominando os treinos de sexta-feira no retorno da F1 ao Japão após uma ausência de três anos, houve uma debandada óbvia para a pista seca no treino final de uma hora.

Os 20 pilotos usaram os três compostos de pneus à medida que diferentes planos de corrida vieram à tona, com Verstappen inicialmente optando pelos macios e estabelecendo uma volta de 1:32.050s, um notável 1,2s à frente de Perez no mesmo pneu.

Isso contrastou fortemente com Lewis Hamilton, da Mercedes, cujas voltas iniciais foram feitas com combustível alto e pneus duros, com o sete vezes campeão da F1 a 4,546s do ritmo.

Não foi até 26 minutos de treino e após 11 voltas no composto duro que Hamilton mudou para os macios, com sua volta inicial também 1,2s atrás.

Imediatamente atrás dele, a volta inicial com pneus macios do companheiro de equipe George Russell o levou a ser o segundo mais rápido, pouco menos de um segundo atrás de Verstappen.

Sainz entrou na pista alguns minutos depois e vimos a primeira simulação de classificação com pouco combustível, com o piloto espanhol quase um segundo mais rápido que Verstappen.

Leclerc logo fez uma dobradinha da Ferrari, apenas para Verstappen dividir a dupla, embora com o pneu médio para sublinhar ainda mais o ritmo de seu RB18.

Quando Verstappen mudou novamente para o pneu macio com pouco combustível, ele estabeleceu a referência e fez dele o homem a ser batido na classificação.

Fernando Alonso, da Alpine, se saiu muito bem, já que o bicampeão ficou em P4 na tabela de tempos, 0,649s abaixo, seguido por Sergio Perez, da Red Bull, e depois Russell e Hamilton.

Lando Norris da McLaren, Esteban Ocon em seu Alpine e Lance Stroll da Aston Martin completaram o top 10, com o canadense 1,167s atrás.

Numa Haas reconstruída, após a batida no final do TL1, Mick Schumacher foi o P16 logo atrás do companheiro de equipe Kevin Magnussen.

Estranhamente, Pierre Gasly, da AlphaTauri, confirmado na Alpine para a próxima temporada, foi o mais lento, 2,210s atrás.

Veja os tempos do TL3 no Japão:

Pos Piloto Carro – Motor Tempo Diferença
1 Max Verstappen Red Bull 1m30.671s
2 Carlos Sainz Jr. Ferrari 1m30.965s +0.294s
3 Charles Leclerc Ferrari 1m30.98s +0.309s
4 Fernando Alonso Alpine-Renault 1m31.32s +0.649s
5 Sergio Pérez Red Bull 1m31.514s +0.843s
6 George Russell Mercedes 1m31.53s +0.859s
7 Lewis Hamilton Mercedes 1m31.589s +0.918s
8 Lando Norris McLaren-Mercedes 1m31.747s +1.076s
9 Esteban Ocon Alpine-Renault 1m31.75s +1.079s
10 Lance Stroll Aston Martin-Mercedes 1m31.838s +1.167s
11 Daniel Ricciardo McLaren-Mercedes 1m31.86s +1.189s
12 Alex Albon Williams-Mercedes 1m31.946s +1.275s
13 Valtteri Bottas Alfa Romeo-Ferrari 1m31.971s +1.3s
14 Sebastian Vettel Aston Martin-Mercedes 1m32.222s +1.551s
15 Kevin Magnussen Haas-Ferrari 1m32.29s +1.619s
16 Mick Schumacher Haas-Ferrari 1m32.366s +1.695s
17 Yuki Tsunoda AlphaTauri-Red Bull 1m32.377s +1.706s
18 Guanyu Zhou Alfa Romeo-Ferrari 1m32.385s +1.714s
19 Nicholas Latifi Williams-Mercedes 1m32.868s +2.197s
20 Pierre Gasly AlphaTauri-Red Bull 1m32.881s +2.21s

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.