Max Verstappen domina o GP da China

domingo, 21 de abril de 2024 às 5:45

Max Verstappen

Max Verstappen saiu vitorioso do primeiro GP da China em cinco anos, conquistando seu 58º triunfo na Fórmula 1 em Xangai.

O holandês sobreviveu a duas interrupções do safety car para receber a bandeira quadriculada, cruzando a linha de chegada pouco mais de nove segundos à frente de Lando Norris, da McLaren.

Norris conquistou o melhor resultado da temporada para a equipe de Woking até o momento, com Sergio Perez, companheiro de Verstappen na Red Bull, completando o pódio.

Após largar no fundo do grid, Lewis Hamiton se recuperou e terminou em nono, enquanto a RB teve um evento desastroso com um abandono duplo.

Verstappen não foi desafiado no início da prova e manteve a liderança, mas Perez não teve a mesma sorte. O mexicano foi ultrapassado por Fernando Alonso na primeira curva antes de retomar a posição na quinta volta.

Alonso, que estava começando a enfrentar dificuldades com os pneus, foi superado por Norris três voltas depois.

George Russell teve uma largada forte, ultrapassando os dois pilotos da Ferrari e subindo de oitavo para o sexto, mas logo tomou o troco de Charles Leclerc – que também deixou Oscar Piastri para trás.

Na volta 14, a Red Bull optou por chamar ambos os seus pilotos, trocando os pneus duros pelos médios.

Algumas voltas depois, Carlos Sainz também parou e perdeu posições, embora com pneus mais novos em comparação com seus rivais.

Houve uma interrupção na volta 21 quando o safety car virtual foi acionado após o abandono de Valtteri Bottas.

Isso permitiu que Leclerc e Norris fizessem suas primeiras e únicas paradas, com o britânico retornando em terceiro graças ao pouco tempo perdido no pit lane.

Entretanto, o safety car entrou e a Red Bull decidiu chamar os dois carros novamente, fazendo Perez cair de segundo para quatro, atrás de Norris e Alonso.

A corrida recomeçou na volta 27, mas apenas por alguns momentos. Lance Stroll e Daniel Ricciardo se tocaram no hairpin antes de Yuki Tsunoda ser atingido por Kevin Magnussen e abandonar, resultando em outro safety car.

O segundo reinício ocorreu na volta 32, com Verstappen mais uma vez mantendo a liderança. Perez voltou ao pódio com uma ultrapassagem sobre Leclerc na volta 39 e partiu na perseguição a Norris.

Contudo, o piloto da Red Bull não conseguiu se aproximar e teve de se contentar com a terceira posição, com Norris obtendo o seu melhor resultado do ano.

Leclerc e Sainz receberam a bandeira quadriculada em quarto e quinto, marcando a primeira vez nesta temporada em que a Ferrari não subiu ao pódio.

Russell foi o sexto, à frente de Alonso – que fez um pit-stop no final e subiu de 12º para sétimo, marcando também o ponto extra pela volta mais rápida.

Piastri sofreu danos no primeiro acidente do safety car no hairpin e não foi além da oitava colocação, à frente de Hamilton.

O heptacampeão mundial se recuperou de sua posição de largada no fundo do pelotão e chegou em nono, enquanto Nico Hulkenberg marcou mais um ponto para a Haas em 10º.

Classificação da prova:


 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.