Max Mosley se suicidou com um tiro de espingarda

terça-feira, 29 de março de 2022 às 12:12

Max Mosley

O ex-chefe da Fórmula 1 e presidente da FIA, Max Mosley, se matou com um tiro de espingarda depois de saber que tinha câncer terminal, segundo um tribunal em Londres.

Mosley foi encontrado morto em sua casa em Londres em maio passado com “ferimentos significativos consistentes com um ferimento de bala”. O homem de 81 anos havia sido diagnosticado com linfoma em 2019 e estava recebendo cuidados paliativos no momento de sua morte.

O tribunal ouviu que em 24 de maio foi encontrado um bilhete pregado na porta do quarto de Mosley que dizia: “Não entre, chame a polícia”. A polícia foi chamada e os policiais encontraram Mosley em sua cama com uma “longa espingarda de cano duplo entre as pernas”.

O legista disse: “Era óbvio que ele havia usado a espingarda para atirar em si mesmo e sofreu um ferimento fatal. É claro que ele teve lesões incompatíveis com a vida. Havia respingos de sangue significativos.”

Rasha Al-Quarainy, consultora em cuidados paliativos da Central and North West London NHS Trust, disse ao legista que Mosley foi encaminhado a ela em abril do ano passado.

Mosley teria tido um “prognóstico ruim”, pois o linfoma de células B era “inoperável”.

Ela disse: “Ele era muito falador e envolvente. Ficamos lá por cerca de 45 minutos. Ele estava muito engajado e conversou sobre muitas coisas.”

Questionado pela médica legista Fiona Wilcox se ele mencionou quaisquer pensamentos suicidas, Al-Quarainy disse: “Não, nenhum. Pelo contrário, ele disse que tinha planos de reformar a casa deles em Gloucestershire. Ele ainda estava procurando tratamento nos EUA ou aqui no Reino Unido.”

O detetive Ben Benlounes disse ao tribunal que não havia sinais de entrada forçada na casa de Mosley em Kensington. Ele disse: “Na cômoda havia uma nota de suicídio coberta de sangue, mas eu podia ler ‘sinto que não tenho escolha'”.

Concluindo que a morte foi um suicídio, o Dr. Wilcox disse: “Eu entendo pelas evidências fornecidas pelo Dr. McNamara que Max foi informado no fim de semana que ele tinha semanas de vida.

“Ficou bem claro, falando com o Dr. McNamra que ele tinha uma expectativa de vida muito limitada, juntamente com sintomas muito debilitantes de seu câncer, que o Sr. Mosley chegou a uma intenção estabelecida de acabar com sua própria vida.

Bernie Ecclestone e Max Mosley

“Ele tirou uma espingarda de um armário trancado em sua própria casa para o qual tinha licença. Ele pegou uma espingarda e carregou-a com cartuchos, colocou-a na boca e puxou o gatilho.

“Ele sofreu ferimentos devastadores que o mataram instantaneamente e a miséria e a dor que ele sofria de seu câncer terminal terminaram.”

Mosley, junto com Bernie Ecclestone, foi o arquiteto da F1 moderna, tendo lutado contra Jean-Marie Balestre, o presidente autocrático da FIA que Max sucedeu para se tornar o chefe do corpo diretivo da F1 de 1993 a 2009, com Jean Todt assumindo o cargo depois, até recentemente sendo sucedido por Mohammed Ben Sulayem.

Fundador da equipe March que construiu carros para várias equipes, incluindo Penske e Tyrrell, bem como na Indycar e categorias de base como F2 e F3, Mosley era um homem de corrida por completo, com sua experiência jurídica vital para sua campanha com Ecclestone, para mudar a direção da F1 para sempre.

O pedigree de corrida de Mosley era diferente de muitos dos chefes que comandaram o esporte ao longo dos anos. Mais do que a maioria, ele entendia completamente o conceito do que a F1 realmente é e seu verdadeiro fascínio.

Ele disse: “As pessoas estão realmente interessadas na competição humana, mas obviamente também em máquinas de alto desempenho. Se você tem muita tecnologia e não há pilotos bons o suficiente para levar os caros ao limite, o público começará a perder o interesse.”

Quando saiu da F1 ele disse: “Sinto que minha tarefa está cumprida. Tenho uma sensação de satisfação.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.