Mattia Binotto sugere trapaça da Red Bull e pede ação da FIA
segunda-feira, 29 de agosto de 2022 às 14:09
Mattia Binotto
Mattia Binotto, chefe dos Vermelhos, está bastante desconfiado se a Red Bull está cumprindo o regulamento financeiro nesta temporada.
Charles Leclerc venceu duas das três primeiras corridas, enquanto a Red Bull lutava para se equilibrar, sofrendo três problemas de confiabilidade entre Max Verstappen e Sergio Perez.
Leclerc liderou a classificação de pilotos, enquanto ele e Carlos Sainz deram à Scuderia uma vantagem inicial saudável no campeonato de construtores.
No entanto, os Touros reagiram em Imola com uma atualização altamente eficaz que os levou a vencer nove das últimas 11 corridas até o GP da Bélgica deste último domingo.
Como resultado, Verstappen tem agora uma vantagem de 93 pontos sobre Perez na batalha dos pilotos e 98 sobre Leclerc em P3 no campeonato, não tendo vencido uma corrida desde a Áustria.
Leclerc e Sainz perderam muitos pontos ultimamente devido a falhas de confiabilidade, estratégias ruins da Ferrari e erros ocasionais de pilotos, mas o GP da Bélgica pareceu ser uma história completamente diferente.
Parcialmente devido à tremenda velocidade em linha reta da Red Bull – agora aliada a uma excelente velocidade em curvas também – , Verstappen e Perez ficaram a quilômetros de distância das Ferraris em Spa quando conquistaram sua quarta dobradinha da temporada.
O holandês venceu a corrida com grande facilidade ultrapassando seus adversários sem qualquer cerimônia, mesmo tendo largado em P14 no grid, e isso foi depois de marcar um tempo da pole – antes de sua punição de grid ser aplicada – que foi seis décimos de segundo mais rápido que o tempo de Sainz em P2.
Binotto disse que não tem resposta de sobre como sua equipe ficou tão longe do ritmo de seus rivais, e ele se depara com uma potencial violação do limite orçamentário de USD 145 milhões.
“Eu ficaria muito surpreso se esse monte de atualizações da Red Bull fosse possível para qualquer outra equipe”, disse ele.
“Você tem que se perguntar se o monitoramento do dinheiro gasto por eles está sendo suficiente. Infelizmente, apenas algumas pessoas na FIA estão de olho nisso.”
“A FIA tem que melhorar isso, pois será muito ruim se o campeonato for decidido pelas regras financeiras”, acrescentou Binotto.
A Red Bull está agora 118 pontos à frente da Ferrari na classificação de construtores, e o título de 2022, com oito rodadas para o final, agora parece quase impossível para a Ferrari.
Binotto acusa Red Bull, Red Bull teto de orçamento, Regulamento financeiro F1 2022, Trapaça Red Bull Formula 1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.