Mattia Binotto diz que teto orçamentário parou a Ferrari

quarta-feira, 2 de novembro de 2022 às 20:22

Mattia Binotto

O chefe de equipe Ferrari, Mattia Binotto, respondeu à pergunta que está na boca de todos os fãs da F1: por que de repente eles estão tão lentos?

O GP do México no último domingo certamente não vale a pena ser lembrado pelos Vermelhos, depois que Carlos Sainz cruzou a meta em um solitário P5, 58 segundos atrás do vencedor Max Verstappen.

Charles Leclerc estava ainda mais atrás, depois de terminar a corrida a pouco mais de um minuto do holandês em P6.

Foi um fim de semana “calmo demais” no Autódromo Hermanos Rodriguez para a equipe de Maranello, que foi confortavelmente derrotada pela Mercedes.

Vitaly Petrov foi um dos muitos que se perguntaram o que aconteceu com os italianos, aparentemente parecendo que eles “acabaram de abandonar” seu carro de 2022.

“Não está claro o que está acontecendo com a Ferrari”, disse o ex-piloto de F1.

“Talvez eles tenham abandonado o desenvolvimento do carro, percebendo que precisam se concentrar na próxima temporada”, acrescentou o russo. “Acho que muitas equipes escolheram uma tática semelhante.”

“Talvez a Red Bull também. Como você pode ver, outras equipes se aproximaram do líder em termos de velocidade.”

Sainz diz que foco é 2023

Sainz meio que admitiu que a equipe quase esqueceu o F1-75, especialmente porque os dois campeonatos já estão decididos.

O espanhol revelou que a equipe está projetando um “novo carro” para 2023, mas definitivamente espera ver a “Mercedes” na batalha principal com eles no próximo ano.

“Será um novo ano, um novo carro, novas regras de assoalho. Uma nova chance para nós”, disse o espanhol.

“Esta é uma nova oportunidade para nós. Acredito que tiraremos conclusões dos resultados desta temporada e a equipe construirá um ótimo carro novo.”

“Estou pronto para lutar e estou ansioso para progredir em relação à Mercedes também. Parece que eles se juntarão a nós nesta batalha”, acrescentou Sainz.

A Mercedes certamente encontrou alguma velocidade ultimamente, com Lewis Hamilton tendo conquistado segundos lugares consecutivos nos Estados Unidos e no México.

Teto orçamentário

Binotto colocou a Mercedes continuando a desenvolver seu carro de 2021 como a razão pela qual eles parecem mais rápidos que os italianos agora, com a Scuderia “já tendo parado o desenvolvimento” deste ano.

A Ferrari certamente parece determinada a acertar o carro e a estratégia de 2023, dados os erros embaraçosos deste ano.

Curiosamente, Binotto explicou que a equipe teve que parar de desenvolver o F1-75 para manter o limite do orçamento, algo que a Mercedes pode estar muito perto.

“Sabemos que paramos o desenvolvimento do nosso carro muito cedo, focando em 2023”, disse Binotto.

“De alguma forma, não estou muito preocupado com a taxa de desenvolvimento porque sei quando paramos de desenvolver.”

“A Mercedes desenvolveu o carro mais, enquanto nós paramos, então não estou muito preocupado com eles. Certamente haveria mais potencial a ser extraído, mas não havia mais disponibilidade financeira do teto orçamentário para fazê-lo.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.