Matheus Morgatto é campeão mundial de kart

segunda-feira, 19 de setembro de 2022 às 9:12

Matheus Morgatto no topo do pódio

Matheus Morgatto e Enzo Tarnvanichkul fizeram história no kart da FIA.

Um brasileiro não vencia o Campeonato Mundial há 24 anos e Morgatto mereceu seu título na OK após uma prova perfeita. No circuito italiano de Sarno, Tarnvanichkul se tornou o primeiro tailandês campeão mundial.

Após três finais consecutivas no molhado entre 2019 e 2021, as categorias OK e OK-Junior do Campeonato Mundial de Kart da FIA tiveram tempo bom e altas temperaturas durante o fim de semana depois que a chuva atrapalhou a classificação na sexta-feira.

Portanto, os pilotos tiveram de ser completos e consistentes para andar bem no Circuito Internazionale Napoli, cujo traçado foi o cenário de um último dia de competição emocionante, com suspense até o fim na disputa pelo pódio.

A primeira Super Bateria da OK-Junior na manhã de domingo viu uma reviravolta dramática que teve um grande impacto no resto do evento.

Tarnvanichkul, que havia liderado as Baterias de Classificação no sábado à tarde, se envolveu em um incidente com o pole de sexta-feira, Kian Fardin, resultando em um abandono duplo.

Jan Przyrowski venceu a Super Bateria A à frente de Dmitry Matveev, enquanto Anatoly Khavalkin levou a melhor na Super Bateria B, seguido por Martin Molnar e Marcus Saeter.

Apesar do incidente pela manhã, Tarnvanichkul perdeu apenas cinco posições no grid de largada da Final e imediatamente começou a perseguir os líderes na corrida decisiva.

Khavalkin confirmou sua pole position fechando a primeira volta à frente de Adam Hideg e Scott Lindblom. Przyrowski perdeu 13 colocações e todas as esperanças de título. Por outro lado, Nathan Tye subiu de oitavo para quarto, trazendo junto Gerasim Skulanov.

Na volta seguinte, Lindblom foi forçado a abandonar em meio às batalhas intensas no grupo da frente. Tarnvanichkul mostrou grande determinação e passou todos os seus oponentes para assumir a liderança na 10ª das 17 voltas.

Hideg venceu seu duelo pelo segundo lugar com Skulanov – que eventualmente caiu para nono devido a uma punição por infração técnica.

Przyrowski se recuperou brilhantemente com um ritmo forte, mas ficou desapontado por não ter conseguido brigar pela vitória, se consolando com a terceira posição na classificação final.

Maciej Gladysz, Rene Lammers e Matveev – que marcou a volta mais rápida – também se recuperaram bem, ganhando 12, 25 e 15 posições, respectivamente, e chegando em quarto, quinto e sexto.

Dries Van Langendonck se destacou em sua primeira experiência na OK-Junior e terminou em sétimo, seguido por Molnar. Tye, Khavalkin e Lucas Fluxa-Cross perderam a chance de um resultado melhor por causa de punições.

Tendo sido o melhor nas Baterias de Classificação, Morgatto não precisou forçar excessivamente na Super Bateria A a fim de manter a pole position para a Final, preferindo garantir o terceiro lugar atrás de Kean Nakamura-Berta e Arvid Lindblad.

Tuuka Taponen se juntou a ele na primeira fila da Final ao vencer a Super Bateria B, seguido por Tomass Stolcermanis e Zachary David.

Os 36 pilotos partiram para a aguardada Final de domingo à tarde. Morgatto teve uma corrida dos sonhos, ampliando sua vantagem sobre os rivais a cada volta.

O espetáculo ocorreu atrás dele. Depois de ultrapassar Freddie Slater e ganhar uma posição quando Nakamura-Berta abandonou com um problema mecânico, Taponen deixou Oscar Pedersen para trás a duas voltas do fim para subir ao segundo degrau do pódio.

Maksim Orlov ganhou 10 colocações e terminou em quarto, seguido por Slater. Ruben Moya subiu 11 posições e chegou em sexto. Olin Galli veio de 27º para oitavo em 20 voltas, concluindo a prova não muito longe de Stolcermanis.

David e Gabriel Gomez completaram os 10 primeiros às custas de James Egozi e Alex Powell – quarto na bandeira quadriculada, mas penalizado por um incidente esportivo. Evan Giltaire, 14º colocado, ficou com a volta mais rápida da corrida.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.