Mate EXCLUSIVO: Ganhamos no motor

sábado, 31 de dezembro de 2022 às 21:20

Sergio Perez e Max Verstappen

Por: Adauto Silva

Grande confrade, vamos terminar 2022 em alto estilo batendo aquele papo com o Mate, que é o “nosso confrade” dentro da Red Bull e ontem pudemos ter uma conversa mais longa que há muito tempo não tínhamos!

Eu: Grannnnnnnnnde Mate, até que enfim vamos poder publicar uma conversa inteira aqui para os nossos confrades!
Mate:: Antes de tudo, manda um abraço a todos! Agora posso, Adawtow, estou tranquilo, peguei 10 dias (úteis) de folga, estou em outro país e finalmente relaxando um pouco com minha garota!
Eu: Está naquela sua casa de veraneio no sul da Europa?
Mate:: Aquela casa não é minha, eu só alugo no verão. Estou nos Alpes com a minha garota!

Eu: Vida boa, heim Mate!
Mate:: Wow, vida boa? Eu mereço! Essa temporada foi muito puxada, você viu lá em Interlagos a loucura que estamos. Três temporadas assim já, está ficando difícil, meu amigo…

Eu: Ano que vem vai ser pior…
Mate:: ´Vai, mas teremos um esquema aqui. Ninguém mais vai para mais de 18 corridas, a não ser os pilotos e mais três ou quatro pessoas da equipe de corrida. Não dá, é muito tempo longe de casa, da família e na correria.

Eu: Mas como vocês vão fazer?
Mate:: Vai haver um revezamento e vamos incluir mais umas 32 pessoas que não costumam ir às corridas. No Brasil e em Abu Dhabi já foram umas 15 pessoas que nunca tinham ido para nós as treinarmos. Não vai ter problema, ao contrário, vai ser melhor para todo mundo!

Eu: Que bom, o Dude me disse a mesma coisa, vão revezar lá também.
Mate:: Tô sabendo, o nosso revezamento vai ser muito parecido com o deles, mas eles terão que correr atrás, porque esse ano foi muito fácil para nós, eles ficaram demais! Ninguém imaginava isso.

Eu: Mas vamos começar com os Vermelhos. No começo eles pareciam bem demais, aí ficaram de uma vez com todos aqueles problemas…
Mate:: Adawtow, na verdade eles só tiveram um problema, a UP. No resto o carro deles era muito bom, parelho com o nosso na maioria das pistas e melhor em outras.

Eu: Mas vocês ganharam tão fácil…
Mate:: Motor. Nós tivemos uns probleminhas no começo, mas arrumamos e eles não. Se não fosse isso, eles teriam disputado até Abu Dhabi e com ótimas chances de vencer, pode acreditar.

Eu: Foi só a questão da UP então?
Mate:: Sim, a principal. Claro, eles cometeram alguns erros que nós não cometemos, mas isso não foi determinante. O que os fez perder foi a UP de baixa confiabilidade. Eles tiveram que tirar “muita” potência para a UP deles não quebrar a cada três corridas. E mesmo tirando potência eles extrapolaram o limite permitido em praticamente todos os componentes.

Eu: Quanta potência vocês acham que eles tiveram que tirar?
Mate:: Nossa estimativa é que eles tiraram em média 30-35 hp na maioria das corridas, quase todas.

Eu: Caramba, Mate !! E no resto ??
Mate:: O carro deles era muito bom em curvas e freadas, ótima tração, ótimo equilíbrio, muito bom em mudanças de direção, enfim, o carro deles era muito bom mesmo. Mas sem reta contra nós não ganha, principalmente em circuitos mesmo. Pista de rua perdíamos essa vantagem e a coisa equilibrava mais, até porque pista de rua não é o forte do Max. Mas o Checo vai bem.

Eu: Você está dizendo que o Max é médio em pista de rua?
Mate:: Médio não, ele vai bem, dependendo do dia muito bem. Mas em circuitos normais é que ele mostra toda a sua exuberância e o Checo fica basicamente sem chances de vencê-lo. Aliás, não só o Checo, mas qualquer outro que sentasse no outro carro teria enormes dificuldades em ganhar do Max.

Eu: Por que?
Mate:: Primeiro que ele guia demais, é um piloto gelado e o carro está tailor-made (feito sob medida) para ele, a tocada dele, a melhor tocada dele. Isso lhe dá uma confiança absurda. O carro se comporta exatamente como ele espera, então é muito difícil ele errar. E o carro não quebra e nós como equipe, chegamos num nível de excelência que eu só vi nos Prateados, então fica difícil para os outros…

Eu: 2023 já era para o resto?
Mate:: Não, eu não diria isso. Os Vermelhos é uma questão de acertar a UP. Se eles acertarem como estão dizendo que acertaram e não fizerem nenhuma “cagada” na evolução do carro, vai ter uma briga muito boa. Mas a perda do Mattia foi péssima para eles…

Eu: E os Prateados ??
Mate:: Aí é uma incógnita. Do mesmo jeito que eles erraram completamente o carro, eles têm muita capacidade para acertarem de novo. Aqui (na Red Bull) ninguém duvida deles. Estamos nos preparando para eles e os Vermelhos virem com tudo.

Eu: Você falou do Mattia Binotto…
Mate:: Sim, claro, absurdo terem deixado ele sair. O excelente carro era dele, a UP dizem que foi arrumada e o carro de 2023 também é dele. Mattia é um cara completo, sabe tudo de F1 e nunca deveriam tê-lo deixado sair. Deviam é ter contratado alguém bom para ajuda-lo, isso sim. Bem, mas isso é problema deles, melhor para nós.
Eu: E o Vasseur ??
Mate:: O que escuto por aqui é que ele talvez fosse um bom ajudante do Mattia por pelo menos umas três temporadas. Prefiro não falar mais nada…

Eu: Vamos falar mais da sua UP Honda !!
Mate:: A nossa UP é fantástica. E agora, como temos a propriedade intelectual dela, resolvemos arriscar mais do que a Honda era disposta até 2021.

Eu: Como assim, explica melhor…
Mate:: Uma vez que a nossa UP chegou num nível muito bom de potência, a Honda não queria arriscar nos mapeamentos, no software para não quebrar. Isso é compreensível, afinal era o nome deles que estava em jogo quando a UP quebrava. Mas quando nós como Red Bull Powertrains, compramos a propriedade intelectual da UP, nós passamos a arriscar mais, usar mais potência disponível do que os japoneses estavam dispostos a arriscar. Eles continuaram a construir a UP, mas nós tivemos e vamos continuar tendo a palavra final em muitos aspectos.

Eu: E quando vocês terão a própria UP feita totalmente pela Red Bull Powertrains ??
Mate:: No final de 2023 teremos um protótipo inteiro em funcionamento. Em 2024 teremos bancada de testes com dinamômetro já com o combustível E20 e depois vai depender muito de qual combustível a Fórmula 1 vai escolher para usar em 2026, que é quando a nossa UP vai para o carro disputar o campeonato. Por enquanto, que eu saiba, esse é o planejamento

Eu: O negócio com a Porsche não deu certo, mas e essa especulação com a Ford?
Mate:: Bem, há essa e outras especulações. Mas pensa comigo, se construímos uma fábrica de motores, compramos e ainda estamos comprando equipamentos de ponta, contratamos um batalhão de gente super qualificada para fazermos a UP, porque vamos usar de outros? Não faz sentido algum, seria jogar fora todo esse investimento. Seria jogar um dinheiro imenso pela janela. Eu digo que não vai acontecer…

Eu: A menos que alguma montadora pague para colocar o nome dela no motor…
Mate:: Sim, já falamos sobre isso. Mas vai custar caro para qualquer empresa que queira fazer isso, pode apostar.

Eu: E o carro de 2023 ??
Mate:: Adawtow, o carro de 2023 será basicamente o carro que teríamos nas últimas 5-6 corridas deste ano, caso não houvesse o limite de orçamento.

Eu: Ou seja, o carro está pronto !!
Mate:: Só falta fabricar as peças, o que vai começar no dia 3 de janeiro, pelo que me consta. Eu ainda estarei de folga…

Eu: 100% do carro ??
Mate:: Não, 100% do carro vai para os testes de pré-temporada, quando evidentemente já teremos um plano B para várias partes do carro, caso elas não estejam 100% como queremos.

Eu: Para terminar, quem é o favorito para 2023?
Mate:: Max, Lewis e Leclerc, nessa ordem.

Eu: Mas você não disse que a Ferrari é só arrumar a UP?
Mate:: Sim, mas e para sustentar isso o ano todo? O Mattia, que coordenou tudo, está fora. O Vasseur não tem “punch” e conhecimento técnico nem perto do Mattia. Alguém vai ajudá-lo? Quem? Nunca tire a Mercedes e “o homem” do jogo, nunca.

Adauto Silva
Leia e comente outras colunas do Adauto Silva

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.