Mate EXCLUSIVO conta tudo sobre um monte de assuntos da Fórmula 1
sexta-feira, 6 de junho de 2025 às 18:45
Fórmula 1 em Baku
Por: Adauto Silva
Depois de um longo e tenebroso “inverno”, finalmente agora o próprio Mate, que já trabalhou na Mercedes e na Red Bull nos tempos áureos de ambas, vai revelar para os confrades os detalhes de sua vida profissional e até um pouco da pessoal num bate-papo muito esclarecedor que tivemos esses dias.
A conversa começou num dia e acabou no outro por uma emergência que ocorreu no meio do papo.
Eu: Grannnnnnnnnnnde Mate, confrades muito curiosos para saber tudo !!
Mate: Big Adawtow, agora vai. Não sei nem por onde começar.
Eu: Que tal recapitularmos porque você saiu dos Touros…
Mate: Além de alguns detalhes menores, o principal foi que eles não cumpriram o acordo de eu não ir nas últimas corridas de 2024 e como você sabe, isso era indispensável para mim!
Eu: Como está o bebê ??
Mate: Cada dia mais linda, mais amorosa e esperta. Mudou completamente minha vida e a minha visão de mundo. Não é possível nem explicar….
Eu: Eu sei bem, meu amigo, tenho três que já são adultos agora! Com quantos meses ela está ??
Mate: Vai fazer 8 meses, mas parece 8 anos!
Eu: Nasceu lá no Reino Unido ou aí onde você passou a morar ??
Mate: Nasceu lá, fizemos questão que ela fosse britânica. Mas terá dupla nacionalidade em algum tempo…
Eu: Era por isso que você precisava não ir nas últimas corridas de 2024. Eles sabiam disso ??
Mate: Sim, sabiam e eu os lembrei de novo quando pedi demissão.
Eu: Você chegou a falar com o Horner logo antes de pedir demissão ??
Mate: Não, ele sabia muito antes. Não ia pedir nada e depois ficar devendo algum favor. Não gosto de ficar devendo.
Eu: Mas foram bons tempos lá, heim !!
Mate: Em termos de conquistas sim, quatro títulos de pilotos e dois de construtores, Nada mal, né…
Eu: Não foi um pouco radical pedir demissão ??
Mate: De jeito nenhum. Eu não podia deixar a agora minha esposa num país “estranho” num momento desse. E uma semana depois do nascimento já viemos para a nossa casa aqui.
(Mate mora numa pequena cidade do sul da Espanha)
Eu: Uma equipe vencedora e um belo salário…
Mate: Eu queria um ambiente mais leve, Adawtow. A coisa ficou muito pesada lá depois daqueles problemas com o Chris no início de 2024 e o carro ficando esquisito com o tempo.
Eu: E aí o ambiente é mais leve ??
Mate: Nem se compara!
Eu: Conta como isso aconteceu, senão o pessoal vai ter um infarto !!
(risos gerais)
Mate: Bem, a primeira proposta que recebi, como você sabe, foi da Aston.
Eu: Foi o Newey que quis te levar, né? Mas aí você pediu um tempo para pensar
Mate: Isso, pedi até o dia 31 de dezembro.
Eu: Trabalhar com o Newey outra vez…
Mate: Uma boa perspectiva, sem dúvida.
Eu: E você não foi trabalhar com ele !!
Mate: Adawow, sabe qual é o grande segredo do Newey?
Eu: Fazer carros vencedores
Mate: Sim, mas como ele chega nisso é que é interessante. Ele desde sempre fez o seguinte. Ele pega o piloto mais rápido da equipe, entende no que ele é melhor na base de muitos dados e conversa, até porque ele também é piloto e entende a linguagem dos pilotos, e faz um carro procurando maximizar as melhores características daquele piloto. Sebastian e Max são os grandes exemplos mais recentes. Mas ele é muito tímido, fechado, gosta de trabalhar “sozinho” e do jeito dele.
Eu: Foi por isso que você não aceitou ??
Mate: Não! Foi porque a proposta da McLaren chegou no fim de novembro…
Eu: Agora me deu uma curiosidade…
Mate: Manda!
Eu: Como seria o Alonso e o Max no mesmo carro do Newey ??
Mate: Eu diria que um deles ia dançar feio!!!
(risos gerais)
Eu: Porque eles tem tocadas opostas !!
Mate: Totalmente!
Eu: Eu diria que o Alonso ia dançar…
Mate: Nessas alturas da carreira sim. O Max atualmente está no auge e por isso é mais rápido e portanto o carro seria o inverso do que o Fernando gosta. Eu não faria isso e acho que a Aston não vai fazer. Se algum dia o Max for para lá aposto que será no lugar do Fernando e não com o Fernando.
Eu: Bom, conta porque você preferiu a McLaren
Mate: Não tinha muito o que pensar. Você sabe que conheço várias pessoas das outras equipes e é praticamente unanime que trabalhar na McLaren é muito bom. O ambiente é excelente, o Zac é um super chefe com uma mentalidade que me agrada demais, muito diferente da europeia. Aliás, agrada todo mundo que se dedica mesmo. A filosofia de trabalho dele, o tratamento, a cobrança e etc., é tudo muito diferente, muito melhor na minha opinião.
Eu: Mas a Aston ia te pagar mais, certo ??
Mate: Pouca coisa. Foi o Dude que te contou isso… Dinheiro não é tudo. E na McLaren eu preciso ir bem menos na fábrica do que a Aston queria, o que me deixa mais tempo com a minha família. Isso não tem preço.
Eu: E nas corridas ??
Mate: Mesma coisa, 18 GPs por ano, 14 nesse ano. E tem uma cidade grande aqui perto com um aeroporto para qualquer lugar que eu precisar.
Eu: E como é trabalhar também com o Andrea (Stella)?
Mate: Tranquilo. Dizem que ele era meio casca também, mas o Zac amansou totalmente a fera, hahahaha!
Eu: Rob Marshall…
Mate: Sim, ele e mais um monte de gente que já conhecia e até já tinha trabalhado junto.
Eu: Ele é o grande responsável pelo ótimo carro de vocês ??
Mate: É um dos. Na McLaren o trabalho é muito bem dividido e muito aberto entre todos os departamentos. Não tem segredos como em outras equipes. De forma organizada, todos os departamentos se falam e se conectam todas as semanas, tanto presencialmente quanto remotamente. Eu mesmo fiquei quase 2 meses participando de dezenas de reuniões antes de colocar os pés na fábrica para trabalhar presencialmente.
Eu: Quantas vezes você já foi na fábrica ??
Mate: Em dois meses passei lá 11 dias, contando a primeira vez que fui para assinar o contrato e conhecer o pessoal
Eu: E nas corridas ??
Mate: Imola, Monaco e Barcelona
Eu: Mate, você é o que chamamos aqui de “pé quente”. Ganhou tudo na Mercedes, tudo na Red Bull e agora está ganhando tudo na McLaren !!
Mate: Tenho tido sorte… Mas ainda preciso ganhar títulos aqui nos Papaias, No ano passado ganhei, mas foi pelos Touros.
Eu: Vamos falar do carro atual…
Mate: Pouco, Adawtow… não se entrega ouro ao bandido hahahaha! Mas falando sério, o carro é realmente muito bom, melhor do que no ano passado.
Eu: O que há de tão bom no carro ??
Mate: Não há uma bala de prata. É uma evolução do carro de 2024 melhorada, com a janela um pouco mais ampla, mais equilibrado em todos os aspectos.
Eu: Mais fácil de pilotar ??
Mate: Sem dúvida que sim. Até o ano passado o pessoal dizia que o carro precisava ser pilotado totalmente no trilho, mas totalmente mesmo. O carro atual aceita algum “desaforo” em certas circunstâncias. Pequeno, é verdade, mas aceita. Ano passado isso era zero.
Eu: Incrível como utiliza bem os pneus…
Mate: Esse é o segredo do carro, mas é uma soma de muitos fatores que leva a isso. Não há apenas um componente ou uma parte do carro que faça isso, por isso a concorrência não consegue o mesmo equilíbrio que nós na maioria das pistas. E tem o acerto para cada pista também, que estamos fazendo com maestria. Lando e Oscar tem tocadas muito parecidas, o que ajuda muito nesse aspecto.
Eu: O Piastri parece estar virando pra cima do Norris !!
Mate: É o que te falei. O carro agora tem uma janela mais ampla, ficou mais fácil de pilotar. O Lando já estava acostumado a andar totalmente no trilho e o Oscar não, até porque o F2 perto de um F1 é um carro que aceita muito desaforo.
Eu: E isso está favorecendo mais o Piastri
Mate: Por enquanto está um pouco sim, mas tudo leva a crer que o Lando vai pegar a mão em cheio logo mais. Não que ele não tenha a mão desse carro, mas você sabe, o diabo mora nos detalhes, então nem sempre o Lando tem conseguindo acertar esses detalhes.
Eu: Mas por que ??
Mate: Como ele viu que a janela está mais ampla, ele às vezes tem exagerado um pouco. Estamos falando de milímetros porque na F1 tudo é milimétrico. Você só vê as diferenças entre eles nos dados, porque na pista parece igual. Eles guiam muito parecido. É uma questão de quem comete menos aqueles erros bem pequenos, sabe…
Eu: É, mas o Lando tem aquele problema nas disputas, principalmente contra o Verstappen…
Mate: Ele, o pai dele, o engenheiro e até o Zac estão procurando trabalhar nisso. É uma questão mental, não de pilotagem. O Oscar não tem isso, aquela ultrapassem que ele sofreu do Max na Emilia Romagna o deixou bem p*** da vida porque foi um erro de pilotagem, não uma questão mental.
Eu: Falando em Verstappen, como foi trabalhar com ele durante todos os títulos ??
Mate: Com ele é tranquilo. Ele tem aqueles chiliques dele com o Gian (Gianpiero Lambiase) no rádio, mas na equipe é tranquilo. Ele tem quem brigue por ele…
Eu: Quem ??
Mate: Antes era o pai dele e o Pirata. Aí meio que expulsaram o pai, mas o Pirata continua firme e forte, parece seu cão de guarda.
Eu: Como é a relação do Horner com o Pirata ??
Mate: Já teve dias melhores, mas prefiro não falar sobre isso.
Eu: Beleza, vamos falar mais do carro de vocês então…
Mate: Hahahaha, você nunca desiste, heim Adawtow…. não tem o que falar mais do carro!
Eu: Como não ?? E esse sistema de freios, heim ??
Mate: Muito bom. A diferença do nosso sistema para os outros eu duvido que você já não tenha falado no site ou nos vídeos… o legal é que surgiu daqueles problemas que os freios tinham no início de 2023. A correção daquilo foi o estopim para o desenvolvimento do ponto que estamos hoje. E olha que o pessoal está achando que pode-se melhorar esse sistema ainda mais!
Eu: Os outros vão copiar…
Mate: Provavelmente, mas vai demorar e o carro tem muitas outras qualidades.
Eu: Na verdade tem tantas qualidades que vocês ainda não levaram nenhuma atualização em 9 GPs !! Nunca vi isso…
Mate: Alguma coisa pequena mexemos aqui e ali, mas tem que tomar muito cuidado porque esses carros (desse regulamento) são extremamente sensíveis. Qualquer coisinha que você mexa pode ter muitas consequências indesejáveis ou mesmo desastrosas, então é simulador até não poder mais!
Eu: O simulador de vocês é bom ??
Mate: Olha, pelo que tínhamos nos Touros, pelo o que o Dude diz dos Prateados e pelo o que aquele “nosso amigo” diz dos Vermelhos, o nosso é disparado o que se aproxima mais da realidade. Aliás, Adawtow, como andam as conversas com o nosso amigo nos Vermelhos?
Eu: Devagar, ele é foda para responder as mensagens… e quando responde é quase em código !! Mas está indo…
Mate: Você sabe que lá o buraco é muito embaixo, né…
Eu: Falando em buraco, o que você acha que está acontecendo com o “o homem” lá ??
Mate: Maluquice, né… eu no lugar dele não teria ido para lá. O Dude cantou essa bola para mim no dia em que ele soube…
Eu: Mas o que você acha que está acontecendo ??
Mate: Tudo. Primeiro o carro é totalmente diferente do que ele está acostumado. O ambiente é outro, a estrutura, o modo de trabalhar, muita improvisação, a imprensa em cima, ele e o engenheiro não se entendem, não tem ninguém lá para defendê-lo, o Charles é o prata da casa e muito rápido, a tocada deles não tem muitas semelhanças, pelo contrário. Então está tudo contra.
Eu: Você acha que não vai dar certo ??
Mate: Eu não gosto muito de falar dos outros, mas neste caso, como já trabalhei com o homem e sei do que ele é capaz, eu diria que tem dois fatores que precisam mudar rapidamente para ele melhorar. Trocar o engenheiro dele e colocar umas 5-6 pessoas que ele conheça e confie, próximas ou no carro dele. Pessoas que saibam do que ele gosta, do que ele precisa.
Eu: Você não está sugerindo sabotagem…
Mate: Não, pelo amor de Deus, de jeito nenhum. Eu sei que não, inclusive pelo nosso amigo lá, o único que eu saiba que já trabalhou com ele e ele confia. Mas uma andorinha não faz verão. Ele saiu dos Prateados, que eu saiba, sem poder levar pessoas. Isso aí pode ter sido um tiro no próprio pé. O homem não é mais um garoto sem vícios de pilotagem, você sabe disso. Então ele começar do zero nessas alturas da carreira e sem pessoas que conheçam o modo de ele trabalhar, acertar o carro, ter as infos que ele precisa e tudo mais, é muito difícil. Mesmo assim não aposto contra ele, vamos ver. Vai depender um pouco do Fred (Vasseur) entender isso também e conseguir agir para que ele consiga mostrar o que tem ainda.
Eu: Bem, agora que já falamos do Hamilton, vamos falar um pouco do Verstappen, dois grandes rivais com os quais você trabalhou.
Mate: Ok, mas vou falar só o que eu sei, não o que eu acho.
Eu: Todos que acompanham F1 sabem que ele é um grande piloto e tem muitas qualidades acima dos outros
Mate: Mas não vamos comparar o Max no auge com o homem que já passou do auge
Eu: Verdade, mas no auge como você os compara ??
Mate: Que situação que você me coloca, heim meu amigo! Mas vamos lá. Para resumir, o Max com o carro certo na equipe certa é imbatível. O homem no auge era imbatível em diferentes carros, mas hoje não é mais. Acho que isso diz tudo.
Eu: Então o homem no auge era melhor que o Verstappen no auge?
Mate: Não sei se “melhor” é a palavra, mas ele era mais eclético, tirou tudo de diferentes carros convencionais de F1. O único carro com o qual ele não se adaptou foi esse do regulamento atual. Mas nunca esquecendo que seu auge acabou 5-6 anos atrás e esse regulamento está no quarto ano.
Eu: Você diria que ele está na descendente ??
Mate: Sim, como qualquer ser humano, cuja profissão seja o esporte. Nunca vi um atleta de 36-40 anos ser tão bom como era com 25-32 anos em modalidade alguma. Alguns continuam excelentes, praticam suas atividades profissionalmente em altíssimo nível, mas evidentemente não no mesmo nível de quando eram jovens. O esporte profissional exige demais do físico e dos reflexos, então não há como um super atleta aos 25-30 anos continuar tão super aos 40 anos.
Eu: E Verstappen está no auge…
Mate: Sim, totalmente. Ele é um animal dentro do carro tanto física quanto mentalmente. Alguns problemas do carro ele contorna como nenhum outro, é extremamente rápido em todas as situações de pista, clima e etc. Atualmente você pode colocar qualquer piloto ao lado dele nos Touros e ele vai ganhar de todos, a maioria de lavada.
Eu: Mas e se for noutra equipe com um carro diferente ??
Mate: Aí começo a entrar em “achismo”, apesar de saber que ele precisa de um carro específico para mostrar todo o seu potencial.
Eu: Saiu um estudo aí dizendo que o Leclerc é mais rápido que ele.
Mate: Nos Vermelhos não sei, mas nos Touros ele tomaria fácil. Como eu te disse, no carro dos Touros e com aquela estrutura, pode colocar qualquer um que vai tomar do Max.
Eu: O que a Red Bull fez de errado depois que o Newey saiu ??
Mate: Tudo. Primeiro acharam que não precisavam mais dele. Aí tentaram atualizar o carro para que agradasse ainda mais o Max e erraram feio, pois o carro foi ficando tão arisco que nem ele conseguia pilotá-lo. O Max gosta de uma dianteira totalmente responsiva, um tipo de frenagem específica e então tudo isso foi se perdendo, além de desgastar mais os pneus traseiros do que deveria.
Eu: Mas não dava para dar um jeito nisso no acerto ??
Mate: Não. Nos carros do Newey sim, inclusive ele se envolve bastante no acerto. Mas os carros depois dele não. Então, ano passado às vezes o carro ficava minimamente menos arisco e o Max cravava. Mas na corrida seguinte não dava mais. Ninguém pilota rápido e consistentemente um carro do Newey o atualizando de forma errada e sem saber exatamente o que fazer no acerto. E te digo, parece estar assim até agora.
Eu: E ele perder a cabeça toda hora, principalmente quando perde uma disputa.
Mate: Não sei te dizer, Adawtow.
Eu: Talvez ele não saiba lidar com a frustração como lida com outras coisas…
Mate: Talvez…
Eu: E esse troço que falam que carro bom é carro difícil de pilotar ??
Mate: Ninguém sabe o que fala, Adawtow, e quem sabe não fala.
Eu: Então isso é mito ??
Mate: Claro, um carro de F1 nunca é fácil de pilotar e eu nem preciso te dizer isso, mas coloca quem você quiser no pior carro do grid e veja se ele consegue ganhar uma corrida, que seja. Os piores carros do grid são os mais difíceis de pilotar no limite. O caso é que para um carro de F1 se sobressair aos outros, ele tem algumas características inerentes que nem todos os pilotos gostam ou conseguem lidar. Nenhum piloto vai ganhar o campeonato nem com o terceiro melhor carro do grid, nem o Senna faria isso. O piloto precisa totalmente da máquina ser competitiva o bastante para ele conseguir (hoje em dia) tirar mais 3-4 décimos dela.
Eu: Engraçado você ter citado o Ayrton Senna.
Mate: Ele é a referência na Fórmula 1, ninguém que seja relevante lá tem dúvida disso, muto menos eu. A maioria dos pilotos atuais que nem eram nascidos quando ele morreu, o tem como ídolo. Ele foi indiscutivelmente o melhor e aqui nos Laranjas ele é Deus até hoje.
Eu: O Newey falava dele ??
Mate: Muito pouco porque isso é o que ele mais evita, pois é algo que o abala profundamente.
Eu: O Verstappen continua na Red Bull no ano que vem ??
Mate: Não sei, não tenho essa informação.
Eu: Mas qual a sua opinião ??
Mate: Nenhuma outra equipe de ponta vai dar a ele o que ele tem nos Touros, mas se o carro não for competitivo o bastante, não adianta. Precisam tentar convencê-lo que o carro será bom, ou ele sai. Aston Martin ou Mercedes, mas acho que na Aston ele teria mais chances de ter um tratamento parecido com o dos Touros, até porque o Newey o conhece profundamente, aceitariam quem ele quisesse levar e essas coisas. Na Mercedes já existe protocolos em relação a tudo e acho difícil o Lobo mudar tudo por causa dele. Mas é só minha opinião, não tenho certeza de nada. A única coisa que tenho certeza é que ele deveria continuar nos Touros, caso se convença que o carro será competitivo.
Eu: Aí nos Laranjas, quem tem a preferência ??
Mate: Nenhum dos dois, aqui não tem isso. Ambos tem as mesmíssimas condições. Os dois guiam muito mesmo e são ótimos rapazes. O Zac só vai dar preferência se for absolutamente necessário no final do campeonato. O Zac é assim e a tradição dos Papaias é essa. Uma equipe que já teve Prost e Lauda, Senna e Prost, Lewis e Fernando, Jenson e Fernando, não pode dar preferência a ninguém.
Eu: O Alonso saiu reclamando daí no final de 2007…
Mate: O Fernando é um fanfarrão, por isso nunca mais ganhou nada!
Eu: Última pergunta, GP do Canadá !!
Mate: Estarei lá. Pista ótima, todo mundo gosta. Seremos competitivos e o objetivo é outra dobradinha. Mas pode ser difícil porque sabemos que a concorrência terá coisas novas lá!
Eu: Meu amigo, eu quero te agradecer muito, acho que foi o papo mais longo para publicação que tivemos até hoje!
Mate: Que isso, Adawtow, é sempre um prazer. Depois vou tentar ler os comentários sem tradutor, agora que meu espanhol está muito melhor! Minha esposa então… já está fluente, pareço um índio falando espanhol perto dela, hahahaha!
Eu: Estuda que você chega lá !!
Mate: Mas eu estudei, cara, você acha que não estudei? Mas ela estudou muito mais, fez um curso intensivo ano passado de 5 horas por dia por 6 meses! Estudo é tudo…
Adauto Silva
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