Massa revela que custo foi alto na batalha legal pelo título de 2008
terça-feira, 1 de outubro de 2024 às 10:38Felipe Massa espera que sua luta por justiça contra a Fórmula 1, a FIA e Bernie Ecclestone termine em breve, dada a extraordinária carga financeira.
Em março, Massa e sua equipe jurídica brasileira anunciaram uma ação judicial contra a categoria, a federação que governa o automobilismo e Ecclestone relacionada ao primeiro título de Lewis Hamilton em 2008.
Eles citaram que Massa deveria ser declarado o legítimo vencedor de um campeonato que ele perdeu para Hamilton por um ponto, tendo em vista a saga do “crashgate” que manchou o GP de Singapura daquele ano.
Massa estava liderando a corrida quando Nelsinho Piquet bateu seu carro deliberadamente, o que desencadeou uma sequência de eventos que deu a vitória a Fernando Alonso, seu companheiro de equipe na Renault.
Massa foi vítima de um erro no pit stop da Ferrari que o deixou em 15º na bandeira quadriculada.
O caso do brasileiro foi desencadeado por comentários feitos por Ecclestone no ano passado, alegando que ele, Charlie Whiting e Max Mosley – diretor de prova e presidente da FIA na época, respectivamente – sabiam da manipulação da Renault, mas optaram por manter o assunto em segredo para proteger a F1 e a FIA.
O escritório de advocacia que representa Massa, Vieira Rezende Advogados, entrou com uma ação na Suprema Corte de Londres declarando que “a FIA violou seu regulamento ao não investigar prontamente o acidente de Nelsinho Piquet no GP de Singapura de 2008 e que, se tivesse agido corretamente, o Sr. Massa teria vencido o campeonato de pilotos naquele ano”.
Uma indenização também está sendo pedida para compensar Massa pelo fato de ele não ser um campeão mundial de F1 quando supostamente deveria ter sido reconhecido como tal nos últimos 16 anos.
Em uma entrevista ao racingnews365.com, Massa confirmou que o caso está em andamento há “quatro, cinco meses”.
“Espero que aconteça a coisa certa por justiça, por algo que não fazia parte do esporte e me puniu severamente”, disse ele.
“É por isso que estamos lutando, o que eu acredito ser correto, principalmente após 16 anos ouvindo coisas que você nunca pensou que fossem realmente assim”.
“Depois disso, decidi montar uma grande equipe, pessoas profissionais divididas em muitos países diferentes. Eles realmente acreditam que o ocorrido não foi justo para o esporte, e eu definitivamente paguei”.
“Quando ouvimos o comentário de Bernie no ano passado, começamos a juntar as coisas, a lutar e analisar tudo de forma profissional e legal porque isso não fazia parte do esporte”.
Massa “não pode dizer quando” o caso terminará, pois as rodas da justiça giram lentamente, mas ele naturalmente espera o resultado certo.
“Eu nunca pensei que faria parte de algo assim na minha vida. Não é fácil. Também é bastante caro, muito dinheiro, então eu realmente espero que as coisas acabem logo”.
“Porém, estamos esperando por justiça há tanto tempo que precisamos torcer para que a verdade venha à tona”.
2008, f1, felipe massa, formula 1, noticias f1, processo, titulo mundial
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.