Massa revela gatilho para investigação sobre 2008

sexta-feira, 5 de maio de 2023 às 9:44

Felipe Massa

Por 40 segundos no fim do GP do Brasil de 2008, Felipe Massa foi campeão mundial de Fórmula 1 após vencer a corrida em Interlagos.

Lewis Hamilton precisava chegar entre os cinco primeiros, e quando as condições meteorológicas começaram a piorar, a McLaren decidiu fazer uma troca para pneus de chuva.

O britânico ultrapassou alguns dos pilotos que arriscaram não trocar no final, mas foi o momento na última curva da última volta que mudou tudo.

O ritmo de Timo Glock despencou e ele espalhou na Junção, permitindo que Hamilton mergulhasse por dentro e acelerasse rumo à linha de chegada em quinto, marcando o ponto extra necessário para garantir o título.

As circunstâncias dramáticas foram parcialmente apresentadas depois da saga do “crashgate” em Cingapura, na qual Nelsinho Piquet foi instruído a bater de propósito para dar a vitória ao companheiro Fernando Alonso.

Foi um dos piores casos de trapaça na história do esporte, mas recentemente soube-se que Bernie Ecclestone e Max Mosley decidiram não tomar nenhuma atitude para “proteger a categoria de um enorme escândalo”.

Tendo notado os comentários de Ecclestone, Massa expressou sua intenção de “estudar” as leis e avaliar suas opções legais para potencialmente reverter o resultado do campeonato de 2008.

Falando ao racingnews365.com em Miami, o brasileiro explicou por que agora, 15 anos depois, ele está buscando algum tipo de “justiça”.

“Eu fiquei realmente surpreso com aqueles comentários de Bernie quando eles surgiram porque todos sabem o que aconteceu na corrida, tudo veio à tona em 2009. Nós também ouvimos que Charlie (Whiting) e Max (Mosley) sabiam, então para mim é uma injustiça do esporte”.

“Isso mostra que talvez todas as decisões no lado legal e tudo o que aconteceu não foram corretos naquela situação. Portanto, eu tomei a decisão de estudar o aspecto legal de tudo o que ocorreu”.

Mas Massa realmente quer tirar o título daquele ano de Hamilton? “Eu não estou fazendo isso pelo dinheiro, não estou fazendo isso por nada”, respondeu ele.

“Porque não é o meu objetivo, mas estou fazendo pela justiça. Não só para mim, mas para meus amigos, meu país, minha família, a Ferrari e os fãs da Ferrari, então são muitas coisas no fim das contas”.

“Além disso, você sabe o que um campeonato faz por um país? Você pode desenvolvê-lo, nós também não temos pilotos brasileiros correndo agora”.

Um argumento comum contra Massa é que, olhando as coisas por esse lado, também é necessário analisar todos os outros momentos “injustos” de 2008.

“São as corridas, tudo o que deu errado faz parte do jogo. Quando você tem um problema de motor ou comete um erro. Não se pode realmente dizer ‘eu errei porque meu motor quebrou’, mas o que ocorreu naquela prova é uma situação diferente”.

Quando nós saberemos mais sobre sua investigação? Haverá um processo, e se sim, quando? “Eu não posso dizer nada, nós estamos estudando tudo no momento”, insistiu ele. “Aquelas instruções foram dadas para mim”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.