Massa pode ter sucesso em sua missão, segundo Todt

segunda-feira, 18 de dezembro de 2023 às 9:28

Felipe Massa em 2008

Felipe Massa pode muito bem ter sucesso em sua busca por justiça cerca de 15 anos após o escândalo “crashgate” de 2008 da Fórmula 1.

Essa é a opinião de Jean Todt, ex-presidente da FIA, cujo antecessor Max Mosley estava no comando quando os chefes da Renault conspiraram para roubar a vitória em Singapura em 2008 ordenando que Nelsinho Piquet batesse deliberadamente.

“De acordo com Bernie Ecclestone, Max Mosley, meu antecessor, e Charlie Whiting, que era o diretor de prova da F1 na época, sabiam desde o início”, declarou Todt ao diário esportivo francês L’Equipe.

O francês, também ex-chefe da Ferrari, insiste que não tinha um conhecimento similar sobre o escândalo quando se tornou presidente da FIA.

“Eu não fui informado sobre isso”, afirmou Todt. “Mas o fato completamente novo, se for verdade e puder ser verificado, é que a federação que administra o campeonato sabia disso”.

Massa, que afirma que deveria ser campeão mundial de 2008 ao invés de Lewis Hamilton, está ameaçando processar a FIA e a F1 se a injustiça do “crashgate” não for corrigida.

“Infelizmente, Charlie e Max faleceram”, disse Todt. “A regra na FIA sempre foi que o resultado do campeonato mundial deve ser confirmado antes de 31 de dezembro, depois ele não muda mais”.

“Mas no caso de Singapura 2008, os fatos só foram revelados um ano depois e as sanções impostas pela FIA antes da minha chegada foram anuladas pelo tribunal de Paris”.

“Descobrir que a federação sabia a verdade antes daquele famoso 31 de dezembro poderia mudar as coisas”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.