Marussia: Equipes de três carros seria prejudicial para a F1

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013 às 17:06

Marussia e Caterham

O diretor esportivo Graeme Lowdon da Marussia acredita que equipes de três carros seria prejudicial para a F1, já que considera as pequenas equipes como vitais para o esporte.

No início deste ano surgiram temores de que as grandes equipes estavam secretamente pressionando para colocar as equipes menores para fora do negócio a fim de introduzir os carros de clientes no futuro.

A Ferrari tem sido um dos principais incentivadores de equipes de três carros nos últimos anos, alegando que iria tornar a disputa mais competitiva.

Lowdon, cuja equipe entrou na F1 em 2010 e ainda não marcou nenhum ponto, avalia que os fãs do esporte não gostariam de ver um número reduzido de equipes mesmo se o tamanho do grid permaneça inalterado.

“Eu certamente acho que o futuro da F1 seria mais rico e mais brilhante para os fãs se houvesse uma diversidade maior de equipes”, disse Lowdon. “E um número menor de equipes ou um número muito pequeno correndo com mais carros, sem qualquer questionamento estou convencido de que não seria uma proposta valiosa. Em termos de show os fãs iriam perder”.

“É um esporte de equipe, os pilotos são os heróis, mas é um jogo de equipe e quando você reduzir o número de equipes você também reduzirá a competição: é simples assim”.

“É bom ter a diversidade que temos. Talvez uma equipe ou duas a mais ou a menos, mas nunca menos do que temos hoje”.

A Marussia é conhecida por ter mantido conversações com a rival Caterham sobre uma possível fusão no passado, mas a idéia nunca se concretizou.

A equipe de Lowdon garantiu o 10º lugar no campeonato de construtores pela primeira vez este ano, uma conquista que pode significar um impulso financeiro significativo para 2015. Ele disse que sua equipe tem o menor orçamento na F1 e avalia que vencer a Caterham mostrou que equipes podem ter sucesso apesar de suas limitações financeiras.

“É bem conhecido que nesta temporada tinhámos, de longe, o menor orçamento na F1”, disse ele. “O meu palpite é que o próximo ano vamos ter quase o mesmo orçamento novamente. Isso é algo que eu tenho que destacar. Eu acho que nós temos o menor orçamento na F1 e não somos a equipe pior classificada, então isto nos mostra que podemos seguir em frente”.

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.