Martin Brundle quer solução para punições de grid

terça-feira, 13 de setembro de 2022 às 16:48
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Martin Brundle

Martin Brundle, da Sky F1, disse que o regulamento de punições no grid da Fórmula 1 são um problema absurdo, insistindo que as regras atuais relacionadas a mudanças de motor são “inaceitáveis” e colocam o esporte em uma situação ruim.

No fim de semana passado em Monza, nada menos que nove pilotos cujas equipes optaram por introduzir novos elementos na UP foram posicionados fora de sincronia no grid de domingo em relação ao seu desempenho na classificação.

Entre os seis primeiros, apenas o pole da Ferrari Charles Leclerc e George Russell, da Mercedes, não foram atingidos por rebaixamentos no grid, com o líder do campeonato Max Verstappen, Carlos Sainz, Sergio Perez e Lewis Hamilton sendo descartados em várias posições em relação à gravidade de suas mudanças de motor.

Com as equipes escolhendo, ou principalmente forçadas a receber penalidades por novos componentes da unidade de potência e outras contravenções, pela segunda vez em três corridas o grid não representou remotamente a ordem da classificação de sábado ”, escreveu Brundle em sua coluna de resumo do GP da Itália para a Sky.

“Esta é uma situação inaceitável porque quando os fãs aparecem na pista ou ligam seus aparelhos de TV para assistir à classificação, eles devem razoavelmente esperar que estejam assistindo à formação do grid de largada da corrida.”

“Em vez disso, esperamos várias horas pelo processo tortuoso e complexo de como as punições foram aplicadas.”

Enquanto Brundle criticava o sistema atual, o ex-piloto de Grand Prix sugeriu algumas ideias sobre como o esporte poderia corrigir o problema no futuro, mantendo um limite estrito no uso dos elementos da UP.

“Precisamos de soluções aqui porque isso é ruim para a F1”, acrescentou Brundle.

“O conceito inicial é necessário para impedir que as equipes joguem novas unidades de potência e/ou componentes delas em seus carros.”

“As opções podem incluir simplesmente dar a cada piloto mais unidades de potência por temporada, aplicar uma penalidade na corrida, como um pitlane em algum ponto da corrida, ou dar às equipes dores financeiras e pontos no campeonato proporcionais, em vez dos pilotos tendo que carregar o fardo sem culpa própria”.

Com uma temporada de 24 corridas no horizonte em 2023, Brundle adverte que o enigma das punições de grid só vão piorar se uma solução não for encontrada.

“Um grid misturado pode ser uma corrida interessante observando os pilotos percorrendo o pelotão, mas melhor ainda é quando os seis carros com uma chance real de vencer a corrida estão roda a roda nos lugares corretos do grid”, disse o britânico. .

“Com 24 corridas na próxima temporada e três ou seis corridas de Sprint, a F1 claramente precisa resolver a alocação regulatória das UPs e do regulamento esportivo.

“No mundo multibilionário da F1, parece ridículo que as equipes pareçam estar com falta de motores, o que é claro que não estão.”

AS - www.autoracing.com.br

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