Martin Brundle: É uma loucura que USD 7 milhões seja uma ‘pequena violação’

segunda-feira, 10 de outubro de 2022 às 17:46

Martin Brundle – SKY

O ex-piloto de F1 que hoje é um dos comentaristas de F1 mais respeitados do mundo, Martin Brundle, disse que a FIA deve reduzir o valor do que eles consideram como um “pequeno gasto excessivo do limite orçamentário”.

Após semanas de especulação, foi confirmado que a Red Bull e a Aston Martin não estavam em conformidade com o teto orçamentário de 2021, fixado em USD 145 milhões na primeira temporada de sua existência.

Para a Aston Martin, eles cometeram uma violação processual e, portanto, não gastaram acima do limite. A Red Bull gastou, mas a FIA não disse quanto, apenas que foi abaixo dos 5%, ou seja, até USD 7.250 milhões.

Brundle disse que ‘ouviu dizer’ que a Red Bull ultrapassou o limite de USD 1,8 milhão, que é classificado como tendo cometido uma pequena violação de gastos excessivos.

Brundle enfatizou que isso não pode continuar assim.

“O que parece loucura para mim é que uma pequena violação pode ser um gasto excessivo de até 5% no limite de custo, que são de mais de USD 7 milhões”, disse ele no ‘Any Driven Monday’ da Sky Sports F1. “Sabemos que isso é uma grande atualização em um carro, talvez até uma especificação B para algumas equipes.”

“Então, para começar isso precisa ser diminuído, porque qual é o sentido de ter USD 145 milhões, ou qualquer que seja o número, e depois ter essa variação de cinco por cento?”

“Então, estou assumindo que a FIA terá que reprimir duramente qualquer ‘pequena’ violação, mas parece que pode ser uma reprimenda ou uma multa, eles vão querer revisitar pontos, serão pontos de fabricantes ou pontos de pilotos para 2021?”

“Outras equipes estão dizendo ‘bem, isso dá a você uma vantagem em 22, os carros são transferidos para 23, então isso é uma enorme vantagem”.

“Agora sabemos que praticamente todas as equipes estão jogando esse sistema dentro de sua interpretação dos regulamentos em graus variados, mas com bastante clareza, e é incrível que essa informação tenha sido divulgada no fim de semana do GP de Cingapura. De onde veio? E como saiu?

“Estamos ouvindo ‘por aí’ números de USD 1,8 milhão. Infelizmente, não estamos sendo informados dos valores exatos hoje. Teremos que esperar e ver.”

“Christian Horner me disse que é um problema de interpretação em vários itens que eles não achavam que estavam incluídos, algumas coisas foram incluídas agora. Então, agora aguardamos as novidades.”

“É preciso apertar porque as outras equipes estarão sob pressão. O chefe da equipe estará dizendo ‘por que você não fez isso? Por que você não gasta um pouco mais e paga uma multa ou leva um ‘tapinha na mão’ como castigo e deixa seu carro um décimo ou dois mais rápido?”

“Se a Mercedes tivesse um carro um décimo ou dois mais rápido em 2021, o que aconteceria?”

“Então, precisamos de clareza e precisa ser rígido e uma variação de cinco por cento é demais.”

Brundle reconhece que o limite foi originalmente trazido para tirar os enormes orçamentos que os três primeiros, Mercedes, Red Bull e Ferrari, tinham à sua disposição, que ofuscavam o resto das equipes.

Agora que isso foi alcançado, ele diz que é hora de focar em margens mais estreitas.

“Acho que o conceito inicialmente era ‘bem, pelo menos vai impedir a equipe de gastar dois, três ou quatrocentos milhões’, isso foi alcançado”, disse Brundle.

“Mas agora temos que olhar para os últimos milhões para sermos justos em todos os aspectos e também para manter o pelotão mais próximo no grid, os que têm e os que não têm, por assim dizer, em termos de patrocínio e recursos, as facilidades de que dispõem.”

“Então, acho que, fundamentalmente, foi um sucesso, mas agora são os detalhes e deve ficar claro que você se mantém o limite de custo, ou vai doer.”

Decepcionante

A FIA agora determinará seu curso de ação em relação à Aston Martin e à Red Bull, embora nenhuma informação tenha sido fornecida sobre o quanto a Red Bull ultrapassou o orçamento ou sobre qual punição será considerada.

Isso, argumenta Brundle, é muito decepcionante.

“É muito decepcionante que essa informação não tenha sido fornecida hoje”, sugeriu. “Lembre-se de que estamos falando sobre a temporada de 2021, não nesta temporada, então por que eles não conseguiram divulgas agora, agora eles sabem os detalhes…”

“Presumivelmente, há algumas disputas nos bastidores para mitigar isso, explicar e apresentar algum raciocínio, e é totalmente decepcionante que agora tenhamos esse anúncio do que aconteceu, mas não sabemos as consequências.”.

AS - www.autoracing.com.br

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