Marko admite que Verstappen precisa de ajuda da McLaren

sexta-feira, 17 de outubro de 2025 às 20:50

Helmut Marko

Helmut Marko, conselheiro da Red Bull, reconheceu que Max Verstappen precisa de um pequeno deslize da McLaren para sonhar com o quinto título da Fórmula 1 em 2025. O austríaco, de 82 anos, afirmou que a situação não é impossível, mas exige condições favoráveis.

Verstappen está 63 pontos atrás de Oscar Piastri, que lidera o campeonato. O piloto da Red Bull parte da pole da Sprint no GP dos Estados Unidos, enquanto Piastri larga terceiro para a corrida de 19 voltas no sábado.

Antes do intervalo de verão, Verstappen estava 97 pontos atrás de Piastri e quase fora da briga. No entanto, a evolução do RB21 permitiu ao quatro vezes campeão conquistar duas vitórias e dois segundos lugares nas últimas quatro corridas.

Quero ser VIP

Marko avalia situação do campeonato

Marko concordou com Verstappen que uma vitória em Singapura teria dado mais realismo às suas chances de título. Ele explicou que a Red Bull evoluiu bastante, mas que é difícil competir sozinha.

“Desde Zandvoort, sempre lutamos por P1, P2. A direção é boa, mas essa virada veio tarde. Todos aqueles detalhes de média velocidade, temperatura e outras histórias não importam mais. Estamos lá.

Se estivermos um pouco atrás em algum setor, é por milésimos, não meio segundo como antes. Nosso carro deu um grande passo e Max usa isso ao máximo. Se tivéssemos feito isso antes, o campeonato seria diferente. Não conseguimos sozinhos. Precisamos de ajuda da McLaren. Não é impossível.”

Análise da pole na Sprint

Marko elogiou a volta de Verstappen na Sprint e destacou sua velocidade no último setor da volta. Apesar de Verstappen ter aberto vantagem sobre Norris no primeiro setor, o McLaren conseguiu reduzir um pouco no setor intermediário. No fim, a diferença foi 0,071s.

Embora a McLaren seja geralmente mais rápida em longos stints sob calor, a curta duração da Sprint pode permitir que Verstappen se mantenha à frente.

“Foi incrível. No setor 3, ele fez a pole. Na curva 1, deslizou um pouco, mas ainda assim foi mais rápido. A volta e o setor 3 foram sensacionais. Ele entrega o máximo.

Amanhã deve estar ainda mais quente. Isso normalmente favorece a McLaren, mas espero que Max consiga administrar e se manter à frente.”

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.