Marko vê Hamilton mais forte que Leclerc como adversário de Verstappen em 2023

terça-feira, 8 de novembro de 2022 às 17:20

Helmut Marko

Uma série de erros de Charles Leclerc e Ferrari fizeram com que as esperanças de título do monegasco terminassem rapidamente nesta temporada.

Charles Leclerc olhará para 2022 como uma grande oportunidade perdida, com o piloto da Ferrari perdendo 143 pontos nesta temporada, o que o levaria a liderar o campeonato com duas corridas restantes.

Sendo justo com o piloto de 24 anos, a incompetência e a filosofia da Ferrari para o F1-75 não ajudaram sua tentativa de título nesta temporada, que acabou essencialmente após bater no GP da França.

Três erros podem ser apontados como culpa de Leclerc este ano, com o monegasco batendo quando estava em P3 em Imola, caindo fora da liderança em Paul Ricard e cortando a última curva no Japão.

Foi seu erro no Japão que realmente concedeu a Max Verstappen o título em Suzuka, com Leclerc recebendo uma punição de tempo que o fez cair de P2 para P3 depois de cortar a chicane final na última volta.

Se nenhum dos erros mencionados tivesse sido cometido pela estrela da Ferrari, ele teria 35 pontos a mais no entanto, os outros 108 pontos perdidos em 2022 são de responsabilidade exclusiva da Ferrari.

Ficou aparente no início do ano que os Vermelhos optaram pelo desempenho em vez da confiabilidade ao projetar sua UP para esta temporada, com o carro sendo extremamente rápido, mas incrivelmente não confiável.

Leclerc foi forçado a abandonar os GPs da Espanha e do Azerbaijão enquanto liderava, depois de sofrer uma falha na UP, custando-lhe pelo menos 50 pontos (potencialmente 52 se ele fizesse a volta mais rápida em ambas).

Os outros pontos perdidos foram devido aos erros estratégicos muitas vezes embaraçosos da Ferrari, que roubaram a vitória de Leclerc em Mônaco, Silverstone e Hungaroring.

Isso contribuiu decisivamente para um título fácil para Verstappen, que conquistou um recorde de 14 vitórias nesta temporada, um feito que pode nunca ser igualado.

Marko: Hamilton é mais forte

Com isso em mente, o consultor da Red Bull, Dr. Helmut Marko, indicou Lewis Hamilton para ser o “desafiador” de Verstappen em 2023, com Leclerc “cometendo erros” com muita frequência.

“Leclerc foi muito forte na classificação”, disse Marko à NTV.

“Mas ele é propenso a cometer erros.”

“Eu vejo (Lewis) Hamilton como um desafiante muito mais forte para 2023. Ele tem uma clara vantagem em termos de experiência, ele pode se motivar incrivelmente bem e também estou convencido de que a Mercedes colocará um carro bem melhor na pista no próximo ano.”

Marko continuou a discutir como Verstappen está pilotando com “confiança” nesta temporada, elogiando a consistência do holandês.

“Ele guia com mais confiança do que nunca, com mais visão geral da corrida. Ao mesmo tempo, ele se tornou um encantador de pneus”, acrescentou Marko sobre Verstappen.

“Ele guia com um pneu macio por mais tempo do que seus concorrentes com um composto mais duro. Ainda não vi o limite dele.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.