Marko: Sainz “provavelmente” não vai aguardar decisão da Red Bull

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024 às 9:27

Helmut Marko

Helmut Marko admite abertamente que pelo menos três pilotos estão de olho na vaga de Sergio Perez na Red Bull para 2025.

No entanto, o principal consultor de Fórmula 1 da companhia de bebidas energéticas diz que o mexicano ainda tem uma oportunidade de provar que merece ter seu contrato estendido.

“Checo precisa apresentar um desempenho consistente”, declarou Marko ao jornal Kleine Zeitung.

“É claro que nem sempre ele consegue pilotar no nível de (Max) Verstappen, mas se ficar em segundo no campeonato com uma ou duas vitórias, ele certamente será um tópico para 2025”.

Marko é considerado particularmente duro com Perez, mas também reconhece a dificuldade de seu trabalho.

“Por um lado, é uma vaga bastante procurada”, disse ele. “Por outro lado, é um assento ejetável, já que nenhum companheiro de equipe se compara a Max e isso pode rapidamente se tornar desmoralizante”.

Segundo Marko, Daniel Ricciardo e Yuki Tsunoda – a dupla da RB, segunda equipe da Red Bull – também estão observando atentamente a situação de Perez.

“Para ambos, não se trata apenas de permanecer na F1, mas também da possibilidade de uma promoção à Red Bull. Isso se aplica àquele que dominar claramente a temporada dentro da equipe”.

Marko nega que Alex Albon, ex-piloto da Red Bull, ainda é um candidato a substituir Perez.

“Albon não é uma questão para nós – ele tem um contrato (com a Williams) até 2025”, disse ele.

Mas e quanto a outro ex-membro da família Red Bull que agora está procurando ativamente um lugar em equipe de ponta para 2025?

“(Carlos) Sainz provavelmente quer tomar uma decisão antes de nós”, respondeu Marko, explicando que a Red Bull pode esperar até “depois das férias de verão”.

Deixando de lado a saga de Christian Horner, a Red Bull está em uma posição de luxo para 2024, com Marko admitindo abertamente que o carro de 2024 tem vantagem sobre o resto do grid.

“O último stint longo de Max na sexta-feira foi impressionante”, disse Marko, referindo-se ao teste de pré-temporada no Bahrain. “Ele fez aqueles tempos com enorme facilidade e suas informações sempre foram muito precisas”.

“Foi um alívio porque certamente havia um risco no que fizemos com o carro. Como fomos bem superiores no ano passado, pudemos pensar no novo carro muito cedo”.

“Se tivéssemos trazido apenas uma evolução do carro do ano passado, também haveria um grande risco de alguém descobrir algo que fosse além da evolução normal”.

“É por isso que escolhemos o caminho mais radical. Eu descreveria nosso carro como uma revolução”.

“Nossa meta é um quarto título mundial – isso está claro. E o pacote está certo. Max se tornou ainda melhor, se isso é possível”.

Ele admite que a Ferrari parece ser rival mais próxima da Red Bull no início de 2024.

“A Ferrari chegou mais perto. Em classificação, talvez eles sejam até iguais, principalmente (Charles) Leclerc. É seu ponto forte – talvez ele seja o melhor em classificação”.

“Eu não espero que tenhamos o mesmo domínio que tivemos no ano passado, mas claro que o título mundial é claramente possível”.

“Isso colocaria Max na posição onde há apenas (Michael) Schumacher e (Lewis) Hamilton à sua frente e eles demoraram muito mais para alcançar aqueles recordes”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.